Muito além do Infinito e do Instante: O Tempo como Reunião em Śaṅkarācārya e Abhinavagupta
Far beyond the Infinite and the Instant: Time as Reunion in Śaṅkarācārya e Abhinavagupta
Resumo
A inquirição sobre a fundamentalidade do Tempo insere-se num contexto principial que transcende o conceptualismo teórico e a objetificação discursiva. Sua necessidade impõe-se, desde tempos imemoriais, como imperativo existencial que pleiteia uma relação íntima entre Tempo (kāla), Conhecimento (jñāna) e Felicidade ou Bem-aventurança (ānanda). É objetivo deste artigo apresentar alguns dos argumentos centrais que informam a concepção de Tempo (kāla) das escolas filosóficas indianas da
Não-dualidade (advaita), em especial as tradições do Advaita Vedānta de Śaṅkarācārya (séc. VIII) e do Śaivismo da Caxemira de Abhinavagupta (séc. X).
Palavras-chave: Tempo; kāla; Śaṅkarācārya; Abhinavagupta; Advaita Vedānta; Śaivismo da Caxemira
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dilip Loundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)