Afinal de contas, o que é filosofia? Os destinos entrelaçados da filosofia grega antiga e da filosofia indiana dos Upaniṣads
What’s Philosophy After All? The intertwined destinies of ancient Greek philosophy and the Indian Philosophy of the Upaniṣads
Resumo
O artigo destaca as semelhanças entre a filosofia grega antiga e a filosofia indiana dos Upaniṣads, enquanto projetos de autoconhecimento e transformação que recorrem, essencialmente, a meios racionais. A estratégia adotada combina, basicamente, dois conjuntos de ferramentas. Por um lado, fazemos recurso à crítica contemporânea do próprio Ocidente sobre o que é “filosofia”, com ênfase nos processos de revisitação da tradição grega antiga. Por outro, apontamos algumas das características fundamentais da filosofia dos Upaniṣads, frequentemente omitidas pelo discurso orientalista, que ajudam na localização, identificação e reconhecimento de elementos do fazer filosófico no Ocidente, eventualmente esquecidos/rejeitados/ocultados pelas correntes dominantes da filosofia moderna nesse mesmo Ocidente. Ao assim fazê-lo, ambas as tradições podem ressurgir redignificadas e resignificadas em seu papel fundamental de conduzir os entes, por meio de uma racionalidade criteriosa, ao conhecimento da Verdade e à realização da Felicidade.
Palavras-chave: Upaniṣads; Vedānta; Śaṅkarācārya; Filosofia grega antiga
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dilip Loundo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
