Existe um arranjo institucional propriamente cosmotécnico?
Is there a proper cosmotechnical institutional arrangement?
Resumo
O pensamento de Yuk Hui abriu um universo totalmente novo no campo dos estudos filosóficos sobre China a partir das noções de “cosmotécnica” e “tecnodiversidade”. No campo político, contudo, a questão prática mais urgente ainda não foi discutida de modo satisfatório: se o sistema político chinês atual aparenta não ser propenso a recepcionar um novo entendimento sobre a técnica, como indicado pelo próprio autor, qual seria a alternativa? Para lidar com essa questão é necessário complementar o trabalho de Yuk com o de outros filósofos, sendo assim propomos investigar as propostas de Jiang Qing (“constitucionalismo confuciano”) e de Zhao Tingyang (“democracia fundamentada pelo conhecimento”), ambas dotadas do intuito de reformulação tanto do sistema político chinês quanto do mundial, a fim de descobrir se são capazes de apontar caminhos para o cumprimento do projeto cosmotécnico de Yuk Hui.
Palavras-chave: cosmotécnica, tecnodiversidade, reformulação, sistema político
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo Vichi Antunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)