O Clássico das Mudanças como origem da cosmotécnica chinesa
The Classic of Changes as the origin of Chinese cosmotechnics
Resumo
O objetivo deste artigo é estabelecer o Clássico das Mudanças (Yijing 易经) como a fonte da ontologia processual que define a filosofia chinesa desde o seu início até os dias atuais. Somente isto nos permite refletir sobre a técnica e a ciência na China através de parâmetros estabelecidos ao longo dos séculos pela própria tradição chinesa, ou seja, enquanto uma cosmotécnica própria, ao mesmo tempo em que refutamos a universalidade da filosofia e da mitologia gregas como parâmetros para a compreensão de realidades externas à Grécia. Para tanto, será necessário analisar o Clássico das Mudanças por meio dos seguintes aspectos: sua origem e sua relação com a mitologia chinesa, sua composição por meio de 64 hexagramas, qual seu significado filosófico e, por fim, sua contribuição para a compreensão da filosofia chinesa (confucionismo, daoísmo e budismo) como uma filosofia da inter-relacionalidade. Intrínseco ao propósito deste texto está um projeto de descolonização do pensamento que emprega como método a interpretação chinesa referente ao universo da C&T por intermédio das filosofias daquele país. Por esse motivo, o estudo cuidadoso do Yijing (易经) se faz indispensável e complementa o trabalho de Yuk Hui acerca da noção cosmotécnica chinesa.
Palavras-chave: Clássico das Mudanças; cosmotécnica; filosofia chinesa; ontologia processual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eduardo Vichi Antunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
