Tianxia na China e Cotas no Brasil: Duas Propostas Civilizatórias de Convivência
Tianxia in China and Quotas in Brazil: Two Civilizing Proposals for Coexistence
Abstract
O artigo compara a proposta do Tianxia (Tudo sob o Céu), desenvolvida por Zhao Tingyang como um modelo de convivência todo inclusiva entre as nações e oferecido como um modelo de governança mundial, com o sistema de cotas e o Encontro de Saberes, projetos de inclusão também baseados em uma convivência sem racismo e capazes de incluir toda a diversidade étnico-racial e epistêmica do Brasil. Em ambos casos, a convivência irrestrita e recíproca torna-se o espaço para elaboração dos traumas provocados pelos imperialismo e o colonialismo em ambos países e em todo o Sul Global nos últimos séculos.
Palavras-chave: Cotas – Encontro de Saberes – Tianxia – Modelos de Convivência – Filosofia Transcultural
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 José Jorge de Carvalho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Aos autores(as) que tencionam submeter suas obras e publicá-las na revista Modernos & Contemporâneos, não será, sob hipótese alguma, cobrado qualquer tipo de taxas, sendo tais procedimentos inteiramente gratuitos.
Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Todas as obras publicadas na Modernos & Contemporâneos [ issn 2595-1211 ] encontram-se licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
b)Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c)Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)