Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em conformidade com as normas de formatação adotadas pelo periódico.
  • O texto segue os padrões de estilo e demais requisitos descritos nas abas "Sobre a Revista" e "Diretrizes para autores".
  • Figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Diretrizes para Autores

 

O texto deve ser digitado em Word (*.doc ou *.docx), com espaçamento 1,5, fonte Times New Roman em tamanho 12 e parágrafos justificados.

O texto não pode conter a identificação de nenhum de/a/o(s) autor(es)/e(ies)/a(s). Tais informações devem ser enviadas em um arquivo separado (nome completo de/a/o(s) autorie/a/e(s), filiação institucional, cidade, estado, país, e-mail), assim como também ser elencadas por ocasião da submissão, quando tais informações serão solicitadas.

Vale ressaltar que o (s) autor (es, ies, a, as) são responsáveis por informar um endereço de e-mail atualizado, já que ele será o canal de comunicação entre o Comitê Científico-Editorial e os autores, inclusive, para atualizações concernentes ao processo de avaliação. Em caso dos editores não conseguir contato com os autores caso seja necessário, isso implicará na reprovação do material para publicação. 

No caso de artigos científicos, o manuscrito deve obrigatoriamente apresentar título, resumo e de 3 a 6 palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol), seguido do texto e finalizado com a descrição das referências bibliográficas utilizadas. Também podem ser incluídos elementos gráficos no corpo do texto, caso eles coadunem com a argumentação empreendida.

Para resenhas, o manuscrito deve obrigatoriamente apresentar título, descrição bibliográfica da obra resenhada, texto e referências bibliográficas utilizadas.

No caso de tradução, o manuscrito deve obrigatoriamente seguir a estrutura do texto original.

Para entrevistas, considera-se o seguinte roteiro: título, introdução/descrição do contexto em que aconteceu a entrevista, texto da entrevista composto de cada pergunta, seguida das suas respectivas respostas, referências bibliográficas (caso o entrevistador e/ou o entrevistado as tenha utilizado).

 

CRITÉRIOS GERAIS DE FORMATAÇÃO DE TEXTOS:

RESUMO

O resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes do artigo, devendo ser fornecido tanto para artigos da seção livre quanto para os da seção temática. Deve conter um único parágrafo de até 640 caracteres com espaço, indicando o objetivo, o método, os resultados e a principal conclusão obtida pelo documento.

O resumo deve ser encerrado com a divulgação de três a seis palavras-chave, separadas entre si por ponto final, que concatenem as principais ideias levantadas pelo texto. Ambos devem seguir as normas da ABNT.

 

CITAÇÕES

As transcrições literais (citações diretas) utilizadas no texto e que contenham até três linhas devem obrigatoriamente estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

As transcrições com mais de três linhas devem aparecer destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda com tamanho de letra 11, sem a indicação das aspas.

Os indicadores de supressão de parte da transcrição e os acréscimos devem ser colocados entre parênteses.

Utiliza-se o sistema autor-data-número da página entre parênteses para a identificação da fonte de citação: (Fulane, ano, p. 1).

É permitido aos autores acrescentar, quando necessário, informações às citações. Se for o caso, indicar “grifos no original”, “grifo nosso”, ou equivalentes, que, portanto, apresentará o seguinte formato: (Autor, ano, p. 1, grifo nosso).

Citações de textos em língua estrangeira devem ser traduzidas para língua portuguesa (ou espanhola, caso o artigo seja redigido em espanhol) e não é necessário que estejam acompanhadas do original (porém, caso o autor opte por inseri-las, o original deve constar em nota de rodapé). Nesse caso, é obrigatória a menção "tradução nossa", ou equivalente,  no sistema autor-data, que apresenta o seguinte formato: (Autor, ano, p. 1, tradução nossa).

Citações de traduções devem trazer o nome do tradutor, quando houver, nas referências bibliográficas.

 

NOTAS EXPLICATIVAS

São utilizadas para comentários, esclarecimentos ou explanações que não possam ser incluídas no texto, além de ser o espaço recomendado em caso do autor optar por incluir o original das citações que estejam em língua estrangeira e que tenha traduzido. Devem ser iniciadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo.

 

ELEMENTOS COMPLEMENTARES

Tabelas, gráficos, figuras, mapas e quadros devem ser apresentados no texto, com numeração consecutiva, em algarismos arábicos, cada qual identificado na parte superior pelo termo TABELA, QUADRO, GRÁFICO, MAPA ou FIGURA, seguido do seu número de ordem. Na primeira linha abaixo desses elementos, deve ser indicada a sua fonte, em uma referenciação que segue o sistema autor-data em caso de terem sido retirados na íntegra de materiais já publicados, como, por exemplo: (Autor, ano, p. 5). No caso de terem sido elaborados pelos autores, deve ser utilizado seguinte modelo: Elaborado pelo autor(a/es/as) (ano). 

As tabelas e quadros, de preferência, devem estar no formato de objeto e não ser inseridas como figuras no texto.

Como a publicação é colorida, não é preciso converter elementos coloridos para tons de cinza.

 

REFERÊNCIAS

Os elementos essenciais são autor(es)/e(ies)/a(s), título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, data de publicação, páginas e volumes (se houver).

Ao longo do artigo, as referências devem aparecer com indicação do sobrenome de/a/o(s) autor(es)/e(ies)/a(s), data de publicação e número da(s) página(s) consultada(s). Havendo mais de um trabalho de/a/o mesmo autor/e/a no mesmo ano, utilizar a, b, c imediatamente após a data. Exemplo:

      • Citação no texto: (Fulane, 2007a, p. 1-2)
      • Referência: Fulane, E. Como fazer referências para a Simbólica: o livro. 2. ed. Cidade: Editora, 2007a.

Ao final do artigo as obras devem ser relacionadas em ordem alfabética organizadas pelo sobrenome (sem caixa alta, só com a primeira letra de cada sobrenome maiúscula) de/a/o autor/e/a citade/a/o. Ao final do artigo as obras devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome (em caixa alta) de/a/o autor/e/a citade/a/o.

A organização das referências deve obedecer às normas da ABNT, conforme o modelo a seguir.

 

Livro

Fulane, E. Como fazer referências para a Simbólica: o livro. 2. ed. Cidade: Editora, 2007a.

 

Capítulo de livro

Ciclana, A; Ciclano, B. Referências para a revista Idéias: é muito fácil fazer. In: Fulane, E. Mais sobre referências para a Simbólica. Cidade: Editora, 2009. p. 71-93.

 

Artigo de periódico

Ciclana, A. B. et. al. Um artigo sobre referências: o caso Idéias. Revista Simbólica, v. 1.000, n. 2, p. 143-170, 2050.

 

Tese, dissertação e outros trabalhos acadêmicos

Fulane, E. Referências em foco. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2007b.

 

Documentos em meio eletrônico

Obras de qualquer natureza consultadas on-line devem necessariamente apresentar as informações sobre o endereço eletrônico, precedido da expressão “Disponível em:”, e a data do acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”.

Ex.: Ciclana, A. B. et al. Um artigo sobre referências: o caso Idéias. Revista Simbólica, v. 1.000, n. 2, p. 143-170, 2050. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/simbolica. Acesso em: 17 set. 2055.

 

Atenção: A Simbólica não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pele/a/o(s) autor(es)/e(ies)/a(s). A inserção correta das fontes consultadas é de total responsabilidade dos autor(es)/e(ies)/a(s).

 

Observações

  1. Os artigos devem ser encaminhados completos e definitivamente revistos. As provas serão revisadas pele/a/o(s) editor(es)/e(ies)/a(s) com base no texto recebido, cabendo ae/à/aos autor(es)/e(ies)/a(s) a responsabilidade pelo original enviado.
  2. Todos os trabalhos aparecerão assinados, refletindo as opiniões de seus autor(es)/e(ies)/a(s) e não necessariamente as do Comitê Editorial ou da revista, mas o direito de primeira publicação passará a ser da Simbólica em caso de aprovação e publicação do manuscrito.
  3. Não são aceitas submissões de manuscritos via e-mail.
  4. Outras informações sobre o processo de avaliação adotado pela Simbólica podem ser acessadas na aba "Sobre a revista".
  5. Casos que não tenham sido contemplados serão avaliados individualmente pelo Comitê Científico-Editorial da Simbólica.

 

CADASTRO NO ORCID

  • Como forma de padronização de autoria, o Comitê Editorial da revista Simbólica tornou obrigatória a inclusão do iD ORCID no ato da  submissão. Após a primeira análise, antes do material ser encaminhado para avaliação, os editores conferirão se as informações sobre os autores (no que está incluída a disponibilidade do iD ORCID de cada autor) foram devidamente disponibilizadas, de modo que os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador.
  • Lembramos que no ato de submissão também devem ser obrigatoriamente informados dados sobre a formação acadêmica e o vínculo institucional (instituição de ensino superior a qual o pesquisador/a/es/as estão atualmente vinculados, seja como aluno, professor ou pesquisador associado).
  • O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register
  • Para obter seu iD ORCID, é obrigatório  aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "https://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-1825-0097). É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.

 

TERMO DE ORIGINALIDADE

A cada submissão, uma declaração deve ser enviada com a assinatura de/a/o primeire/a/o autor/e/a, atestando que o manuscrito é original. 

A carta deve ser preenchida online [PDF editável], baixada, assinada, digitalizada e inserida no 4° passo da submissão, na aba "Documentos Suplementares", no ato da submissão do trabalho. Para preencher basta clicar em:  Declaração de Originalidade.

 

POLÍTICAS DE SEÇÃO

A Simbólica - Revista de Filosofia da Cultura e Estudos Interdisciplinares aceita textos científicos que devem, obrigatoriamente, ser enquadrados em uma das seguintes seções:

 

Artigos

Os artigos enviados para publicação devem ser inéditos e conter no máximo 50.000 caracteres (com espaços), incluindo referências bibliográficas e notas.

A Simbólica aceita apenas os artigos científicos, ou seja, textos dissertativos que se baseiam na argumentação dialógica, clara e sistematizada para o tratamento de um determinado problema e objeto de estudo. Artigos científicos também podem ser descritos como o corolário de uma pesquisa acadêmica e, portanto, que segue os padrões de rigor e de cientificismo que caracterizam produções desse montante, o que inclui a apresentação de uma linguagem técnica apropriada, o respeito pelos marcos conceituais e o compromisso com a escolha de boas referências.

Não serão aceitos artigos de opinião.

Para acessar o Template para artigos científicos, clique aqui.

 

Resenhas

A Simbólica publica resenhas críticas, ou seja, aquelas que não se contentam em descrever a estrutura da obra resenhada, mas que apresentam uma argumentação crítica sobre ela.

As resenhas críticas podem ser descritas como o tipo de texto científico que analisam uma obra (geralmente recém-publicada, ou, no máximo, nos últimos 5 anos) mediante uma refinada descrição dos elementos que a caracterizam, concomitantemente com a argumentação sobre suas principais ideias, o que inclui a inserção de argumentação favorável ou não ao que a obra resenhada apresenta.

Devem conter no máximo 20.000 caracteres (com espaços), incluindo referências bibliográficas e notas. As resenhas devem apresentar no início do texto a referência completa da obra analisada.

Não serão aceitas resenhas descritivas (que apenas descrevem a estrutura do texto resenhado).

Para acessar o Template para resenhas, clique aqui.

 

Entrevistas

A Simbólica publica entrevistas com notável interesse filosófico tantos dos entrevistadores e entrevistados, quanto das perguntas e respostas obtidas.

É solicitado que antes do texto da entrevista seja inserida uma introdução contendo as informações gerais sobre a sua realização (como local e data), além de, opcionalmente, outras atinentes à compreensão do leitor sobre os temas discutidos.

Devem conter no máximo 40.000 caracteres (com espaço), incluindo referências bibliográficas e notas.

Para acessar o Template para entrevistas, clique aqui.

 

Traduções

As traduções submetidas à Simbólica devem ser inéditas e conter no máximo 50.000 caracteres (com espaços), incluindo referências bibliográficas e notas.

No ato de submissão, além do arquivo contendo o texto traduzido, devem ser encaminhados obrigatoriamente: 1) A versão original do manuscrito, a fim de ser comparada com a tradução enviada, para ser constatada a fidedignidade ao material original e a qualidade da tradução; 2) A autorização de tradução, a ser dada pelo detentor dos direitos autorais do material (seja o próprio autor, caso vivo, a editora, os familiares, ou outrem). O não envio de algum desses documentos implicará na reprovação para publicação imediata da tradução.  

Para acessar o Template para traduções, clique aqui.

 

Observações gerais sobre diretrizes de seção

No ato de submissão, o (s) autor (a/es/as) devem informar a qual seção o seu texto segue. Cabe aos editores e pareceristas sugerir alterações, inclusive, levando em consideração as especificidades de cada seção. 

Os documentos dos pareceres referentes a cada manuscrito serão enviados via sistema da revista.

O autor poderá realizar ou não as recomendações feitas pelo Comitê Científico-Editorial da Simbólica. Porém, a publicação na revista está condicionada a tal observância.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.