Sobre a Revista

Foco e Escopo

Organizada pelo Grupo de Pesquisa Neokantismo e Filosofia da Cultura (CNPq) e GT homônimo da ANPOF, a Simbólica - Revista de Filosofia da Cultura e Estudos Interdisciplinares almeja ser uma publicação periódica que dê vazão a este campo da filosofia que, nas últimas décadas, tem despontado como um grande potencial tanto para a própria filosofia como para estudos interdisciplinares que se relacionam com ela.

Tendo como ponto de partida a Filosofia da cultura promovida pelo movimento Neokantiano, frequentemente em interlocução com outras correntes filosóficas de seu tempo (especialmente a Fenomenologia e a Filosofia da Vida), a Simbólica não pretende se circunscrever apenas a este movimento ou a este período histórico, senão que busca dar lugar às diversas tematizações da cultura em investigações filosóficas e interdisciplinares. Assim, a Simbólica visa tanto ao trabalho historiográfico da filosofia como a discussões contemporâneas em torno da cultura.

Processo de avaliação pelos pares

A Simbólica aceita submissões originais independentemente da titulação das(os) autoras(es), desde que obedecidas as exigências mínimas de qualidade e o enquadramento no escopo temático.

Utilizaremos a ferramenta Turnitin para a verificação de plágios.

O material submetido deve estar de acordo com as normas de formatação dispostas no site da revista.

O nome das(os) autoras(es) não devem constar no material submetido para não comprometer o processo de avaliação às cegas.

O material submetido deve ser original e inédito e não deve estar em avaliação para a publicação em outro veículo.

São aceitas contribuições em português, inglês, espanhol e francês.

Periodicidade

A Simbólica terá periodicidade anual em formato de publicação continua, ou seja, os artigos serão publicados assim que passarem pelos trâmites editoriais.

Política de acesso livre

A Simbólica disponibilizará acesso livre e gratuito a todo o seu conteúdo. Será permitido ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e pesquisar os textos integrais dos artigos sem a necessidade de solicitar permissão prévia do editor ou do autor.