Sobre a Revista

Foco e Escopo

Organizada pelo Grupo de Pesquisa Neokantismo e Filosofia da Cultura (CNPq) e GT homônimo da ANPOF, a Simbólica - Revista de Filosofia da Cultura e Estudos Interdisciplinares almeja ser uma publicação periódica que dê vazão a este campo da filosofia que, nas últimas décadas, tem despontado como um grande potencial tanto para a própria filosofia como para estudos interdisciplinares que se relacionam com ela.

Tendo como ponto de partida a Filosofia da cultura promovida pelo movimento Neokantiano, frequentemente em interlocução com outras correntes filosóficas de seu tempo (especialmente a Fenomenologia e a Filosofia da Vida), a Simbólica não pretende se circunscrever apenas a este movimento ou a este período histórico, senão busca dar lugar às diversas tematizações da cultura em investigações filosóficas e interdisciplinares. Assim, a Simbólica visa tanto ao trabalho historiográfico da filosofia como a discussões contemporâneas em torno da cultura.

 

Processo de avaliação pelos pares

Cada texto submetido será avaliado por um parecerista e, em caso de parecer não conclusivo ou desfavorável, será avaliado por um novo parecerista. Em caso de discordância nos pareceres, será enviado para um terceiro parecerista.

Os manuscritos serão avaliados sem identificação do(a) autor(a), no sistema de avaliação às cegas, a fim de assegurar o anonimato durante o processo de avaliação e a ética em pesquisa.

O tempo padrão de conclusão de uma avaliação é de 60 (sessenta) dias, porém, pode variar a depender da disponibilidade dos avaliadores. Entretanto, esse prazo pode ser estendido por força das circunstâncias de cada trabalho submetido e da temática abordada.

Após a avaliação dos materiais, os avaliadores poderão emitir os seguintes tipos de pareceres: 1) Aprovado sem correções; 2) Aprovado com correções obrigatórias; 3) Reprovado para publicação.

Os referidos pareceres serão conferidos a partir da observância dos seguintes critérios: 1) Originalidade; 2) Clareza argumentativa; 3) Referências pertinentes e atualizadas; 4) Domínio da norma culta do idioma de publicação; 5) Adequação ao escopo do periódico; 6) Adequação às normas de formatação adotadas pelo periódico; 7) Adequação do título, resumo e palavras-chave com relação ao conteúdo.

O autor poderá realizar ou não as recomendações feitas pelo Comitê Científico-Editorial da Simbólica. Porém, a publicação na revista está condicionada a tal observância.

O hiato que abrange a submissão de um texto até sua publicação demora, em média, 6-12 meses, período que pode variar a depender da avaliação, da disponibilidade dos pareceristas e do tempo que os autores levarão para cumprir com as recomendações da avaliação, caso existam.

Assim, os materiais submetidos a Simbólica percorrerão os seguintes processos editoriais: 1) Submissão; 2) Encaminhamento do texto científico aos pareceristas (escolhidos de acordo com a sua expertise e familiaridade com as discussões suscitadas); 3) Envio do parecer; 4) Realização das correções por parte dos autores, seguindo o documento do parecer (caso haja); 5) Envio da versão corrigida do material; 6) Disponibilização da versão corrigida para nova revisão dos pareceristas; 7) Novo envio do parecer (aprovação ou reprovação final); 8) Editoração; 9) Diagramação; 10) Publicação.

 

Titulação mínima para submissão de textos

Simbólica aceita submissões originais independentemente da titulação das(os) autoras(es), desde que obedecidas as exigências mínimas de qualidade e o enquadramento no escopo temático adotado pelo periódico.

 

Plágio

A citação a texto ou argumentação de outrem sem a devida menção, seja de maneira direta ou indireta, com ou sem má-fé se configura como o crime de plágio, previsto pela Lei de Plágio, Nº 10.695, de 1º de julho de 2003.

A fim de evitar publicizar textos que incorram no referente delito, todos os materiais aprovados para publicação na Simbólica serão previamente escaneados na ferramenta Turnitin para a verificação de possíveis plágios.

A identificação de plágio repercute a Reprovação para Publicação de quaisquer materiais.

Denúncias sobre plágio podem ser encaminhadas ao e-mail: simbolic@unicamp.br.

Possíveis denúncias serão investigadas seguindo os procedimentos: 1) Recebimento da denúncia; 2) Escaneamento do texto no programa de antiplágio Turnitin e via busca simples no Google para fins de conferência; 4) Confirmação ou Invalidação da denúncia.

 

Anonimato

O nome das(os) autoras(es) não devem constar no material submetido para não comprometer o processo de avaliação às cegas (sistema blind-review).

Assim como a identidade dos autores não será conhecida pelos pareceristas, informações sobre estes não serão disponibilizadas, em prol de obter a máxima lisura nas avaliações.

 

Idioma

São aceitas contribuições em português, inglês, espanhol e francês.

 

Originalidade

O material submetido deve ser original e inédito e não deve ser enviado para avaliação em outra revista concomitantemente com a Simbólica.

Caso seja, é obrigatório informar o nome do periódico ao qual o material foi submetido e as justificativas concernentes à submissão em mais de um periódico.

Caso o Comitê Científico-Editorial identifique que um material submetido já foi publicado em outros veículos (mesmo que isso tenha acontecido durante o período de avaliação do material), o manuscrito será imediatamente considerado reprovado para publicação.

 

Política de cobrança de taxa

A Simbólica - Revista de Filosofia da Cultura e Estudos Interdisciplinares não cobra taxa de publicação e/ou de editoração.

 

Periodicidade

A Simbólica possui periodicidade anual em formato de publicação continua, ou seja, os artigos serão publicados assim que passarem pelos trâmites editoriais.

 

Fluxo de recebimento de textos

A Simbólica recebe artigos, resenhas e traduções em fluxo contínuo.

No caso específico de números especiais e/ou dossiês, as informações sobre datas de início e de término de recebimento de textos, além de diretrizes excepcionais para autores, serão disponibilizadas no site do periódico.

 

Política de acesso livre

A Simbólica disponibiliza acesso livre e gratuito a todo o seu conteúdo. É permitido ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e pesquisar os textos integrais dos artigos sem a necessidade de solicitar permissão prévia do editor ou do autor.

 

Políticas de conflito de interesses

Em caso de textos científicos que apresentem inequívocos desrespeitos à dignidade da pessoa humana ou ao Estado Democrático de Direito, a Simbólica se reserva ao direito de não prosseguir com as etapas editoriais, o que resulta na imediata reprovação do material para publicação.

 

Licença Creative Commons International 4.0

A Simbólica segue a Licença Creative Commons (CC-BY 4.0) para direitos autorais, de acordo com a qual os autores que publicarem no periódico cedem seus direitos de primeira publicação à Simbólica.

Por outro lado, a licença autoriza que terceiros possam citar, distribuir e divulgar os artigos publicados pela Simbólica, contanto que façam a expressa referenciação tanto dos autores quanto do periódico.

Por fim, os autores, após a primeira publicação realizada pela Simbólica, podem divulgar a publicação ou republicá-la (em formato de capítulo de livro ou em site pessoal), contanto que façam a menção expressa de que a primeira e original publicação do referido material pertence à Simbólica.

A identificação da logomarca da licença adotada será reproduzida na primeira página de cada material publicado.

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada pelo Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Carta de princípios éticos e boas práticas da Simbólica - Revista de Filosofia da Cultura e Estudos Interdisciplinares

A Simbólica segue os princípios de ética em pesquisa fornecidos pelo Comitee on Publication Ethics (COPE), que descreve critérios de boas práticas editoriais mediante os seguintes pilares:

1) Toda denúncia de má-conduta de editores ou que envolvam material publicado pela Simbólica devem ser investigadas pelo Comitê Científico-Editorial do periódico;

2) No caso de textos com mais de um contribuidor, as participações de cada um na execução do trabalho devem ser descritas na submissão;

3) Reclamações e denúncias poderão ser anonimamente enviadas para o e-mail simbolic@unicamp.br;

4) Políticas de conflitos de interesse devem ser claramente expressas pela revista, assim como informações sobre condutas adotadas sobre licenças, direitos autorais e possíveis custos para publicação devem ser disponibilizados no site do periódico; 

5) Cabe ao Comitê Científico-Editorial manter a boa gestão dos processos editoriais, disponibilizando informações sobre ele sempre que necessário ou solicitado pelos autores;

6) É dever da revista fornecer informações sobre os processos de avaliação adotados, assim como manter canais de comunicação com  editores e pareceristas, a fim de manter a sustentabilidade do periódico;

7) Deverá ser assegurado o direito a errata e/ou retratação de textos publicados pela Simbólica, conquanto fique devidamente comprovado que se trata de questões de plágio e/ou autoplágio, análise incorreta, má-conduta científica, o que pode implicar também na retirada do material da base de dados da Simbólica;

8) O anonimato e o sigilo devem fazer parte de todo o processo editorial, sendo assegurado não apenas a autores, mas também a avaliadores;

9) É responsabilidade dos autores apresentar documentação que comprove a autorização de realização de tradução;

10) É responsabilidade dos autores o zelo pela fidedignidade de suas fontes e pelas metodologias adotadas;

11) É responsabilidade da revista a preservação do seu acervo, o que inclui os arquivos em formato *doc. e *doc.x dos originais e das versões corrigidas, pelo prazo de 5 anos;

12) Também é de responsabilidade da revista promover a democratização da pesquisa, bem como promover políticas de inclusão em publicação;

13) De acordo com a Lei Nº 10.395, a utilização de passagens de obras sem a devida menção ao autor é considerada crime, independentemente de ausência de dolo, de modo que denúncias de plágio devem ser imediatamente encaminhadas para o site e/ou e-mail da Simbólica.