Infância berlinense: 1900. Um possível catálogo de emoções

Autores

  • Morgana Welter
  • Franciele Bete Petry UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Emoções. Infância. Experiência infantil.

Resumo

O presente trabalho propõe uma interpretação de "Infância berlinense: 1900" a partir da presença das emoções como elementos constituintes da experiência infantil. Por meio da reconstrução de suas memórias de infância, Benjamin apresenta uma variedade de imagens de lugares, objetos, pessoas e a narração de episódios marcantes. Neles é possível encontrar a presença de diferentes emoções, as quais apontam para elementos do passado que conservam sua importância para o presente. O trabalho busca esboçar um catálogo de emoções, dividido em três grupos: o primeiro abordará momentos da infância de Benjamin em que as emoções estão ligadas a situações de enigma, cuja perspectiva de resolução é dada pelo olhar do narrador que vincula o presente ao passado; o segundo grupo tratará das emoções marcadas pela tensão entre o medo e a busca por proteção, e que mostram as fragilidades que também caracterizam a experiência infantil. Por fim, busca-se mostrar que as emoções estão associadas ao comportamento mimético, à corporalidade e à imaginação, elementos que caracterizam a experiência infantil, conferindo a ela intensidade e permanência na memória.

Biografia do Autor

Morgana Welter

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. 

Franciele Bete Petry, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Filosofia e em Educação pela UFSC. 

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Publicado

2021-05-18

Edição

Seção

Artigos (Dossiê Temático)