Axel Honneth e Amy Allen

O "progresso histórico" em face do legado da Dialética do Esclarecimento

Autores

  • Enrico Bueno Instituto Federal de Goiás (IFG)

Palavras-chave:

Escola de Frankfurt, Axel Honneth, Amy Allen, Teoria crítica, Progresso histórico

Resumo

O artigo propõe apresentar a divergência entre Axel Honneth e Amy Allen quanto à ideia de progresso histórico e seu papel para uma teoria crítica da sociedade. Particularmente, são discutidas: a) a leitura de Honneth da Dialética do esclarecimento no que se refere à sua crítica do progresso, e a teoria social que o autor formula em resposta; b) a crítica de Allen à perspectiva de Honneth, a partir da qual a autora propõe um entendimento alternativo sobre a contribuição de Adorno ao debate – enxergando no filósofo de Frankfurt pistas para um projeto de descolonização da Teoria Crítica. Para tal, foram estudadas centralmente as obras O fim do progresso, de Allen, e A crítica do poder e O direito da liberdade, de Honneth.

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Artigos (Dossiê Temático)