Com a primeira geração da Teoria Crítica e para além dela:

A intersubjetividade de Jessica Benjamin na análise crítica do autoritarismo contemporâneo

Autores

  • Juliana de Azevedo Castro Cesar Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Autoritarismo, Escola de Frankfurt, Psicanálise, Jessica Benjamin

Resumo

Embora diversos intelectuais tenham recentemente apontado que as primeiras publicações da teoria crítica oferecem recursos inestimáveis para a compreensão do atual contexto global autoritário, essa produção teórica também carrega impasses significativos. Os principais deles estão relacionados às implicações patriarcais do modelo; à nostalgia da família e do indivíduo liberais burgueses; e à crença limitada na possibilidade de saída dos paradoxos da razão. Em resumo, para os frankfurtianos da primeira geração, o combate ao autoritarismo seria possível somente pela sua internalização individual em primeiro lugar. O reconhecimento desses problemas tem levado diversos teóricos contemporâneos a evitar o modelo ortodoxo freudiano, buscando outras referências psicanalíticas para fundamentar uma análise crítica alternativa. Contudo, uma das vozes mais importantes na crítica aos impasses da primeira geração, a da psicanalista Jessica Benjamin, não costuma ser considerada em seu conjunto para fundamentar positivamente um modelo alternativo. Suspeitando que isso se deva a sua excessiva esperança na possibilidade de harmonização entre sujeito e objeto, ou na consideração branda da autora sobre a agressividade humana, argumentamos que esses aspectos foram suavizados ao longo de sua produção, encontrando a maior proximidade à negatividade freudiana na compreensão tardia acerca da fantasia de que “apenas um pode viver”. Assim, sua teoria apresenta um recurso interessante para a atualização da teoria crítica no contexto atual, mantendo a profundidade do diagnóstico frankfurtiano, mas também indo além de certos impasses teóricos.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Edição

Seção

Artigos (Dossiê Temático)