“Du musst dein Leben ändern”
A continuidade categorial do pensamento lukácsiano desde História e consciência de classe até A peculiaridade do estético
Palavras-chave:
Totalidade, Reificação, Consciência social, Mediação, Consciência imputadaResumo
Atualmente, existe uma opinião predominante, embora não bem fundamentada, de que a obra tardia do Lukács marxista é essencialmente diferente de seus primeiros escritos marxistas. Este artigo afirma precisamente o contrário. Ou seja, que existe uma continuidade categorial entre História e consciência de classe e A peculiaridade do estético, apesar das mudanças no pensamento teórico e na postura política de Lukács durante o período de quase meio século entre as duas obras. Mais especificamente, este artigo procura indicar como as categorias centrais de História e consciência de classe (totalidade, reificação, racionalização, consciência imputada) aparecem em A peculiaridade do estético e como essas categorias se entrelaçam organicamente com as principais categorias estéticas de Lukács (p. ex. o particular, escolha poética, catarse, evocação).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Spyros Potamias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.