Apresentação

Autores

  • Alexandre Leone Universidade de São Paulo (USP)
  • André Bueno Universidade do Estado do RIo de Janeiro (UERJ)
  • Antonio Florentino Neto Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • José Jorge de Carvalho Universidade de Brasília (UnB)
  • Plínio Marcos Tsai Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Resumo

Este dossiê reúne um conjunto plural de reflexões críticas em resposta ao artigo de Marco Aurélio Werle, intitulado A especificidade da filosofia ocidental europeia diante da filosofia oriental ou africana, no qual se sustenta que apenas a tradição ocidental europeia teria desenvolvido uma filosofia em sentido pleno. Essa tese, ao postular como critério definidor a inserção numa história crítica e conceitual contínua — conforme o modelo da Wirkungsgeschichte hegeliano-gadameriana —, termina por excluir de forma sistemática as expressões filosóficas de outros contextos culturais e históricos. O dossiê parte da premissa de que essa visão não apenas reduz a filosofia a um cânone autolegitimador, mas também reproduz uma lógica colonial de exclusão epistêmica, ao desautorizar como filosóficos os pensamentos que emergem fora dos moldes e tradições europeias.
As contribuições aqui reunidas propõem, em contraposição, uma ampliação crítica da noção de filosofia, que reconheça sua historicidade múltipla, seus modos diversos de constituição e suas articulações possíveis com tradições religiosas, espirituais, poéticas e práticas. Recusando a oposição simplista entre universalidade e particularismo, os textos demonstram que o pensamento sistemático, o rigor conceitual e a crítica reflexiva não são prerrogativas de um único espaço-tempo, mas aparecem sob formas variadas em diferentes culturas e cosmovisões. Em lugar de uma identidade filosófica fixa e normativa, propõe-se pensar a filosofia como campo em disputa, permeado por múltiplas racionalidades e vocações críticas, sempre situado e, ao mesmo tempo, potencialmente universalizante.

Biografia do Autor

Alexandre Leone, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2018). Doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2008), com Pós-Doutorado em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da FFLCH - USP (2013).

André Bueno, Universidade do Estado do RIo de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em História pela UFRJ (1997), Mestrado em História pela UFF (2002), Doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (2005) e Pós-Doutorado em História Antiga pela UNIRIO.

Antonio Florentino Neto, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui Doutorado em Filosofia pela Freie Universität Berlin, Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, Pós-doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia e pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Editor Chefe da Revista de Filosofia Modernos Contemporâneos do IFCH da Unicamp. Editor Acadêmico da Editora PHI. Presidente da Sociedade Nishida Brasileira. Professor Colaborador Pleno do Programa de Doutorado em Ciências Sociais - área China/Brasil - da UNICAMP.

José Jorge de Carvalho, Universidade de Brasília (UnB)

Professor de Antropologia da UnB, pioneiro na criação de políticas afirmativas de inclusão de estudantes e docentes afrodescendentes e indígenas nas universidades brasileiras e latino-americanas. Diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino e na Pesquisa (INCTI), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Plínio Marcos Tsai, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Diretor Geral do Instituto Pramāṇa (Instituto de Teologias Cristãs e Ciências Budistas), com titulação de Doutor (PhD) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Sinologia (Sinology) pelo Departamento de Ciências Sociais. Com titulação de Mestre (Ms) em Sinologia/ Filosofia Contemporânea pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pelo Departamento de Filosofia. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo. Fundador da Associação Buddha-Dharma de Valinhos/SP. É professor dos Programas de Graduação Livre e Pós-Graduação Livres do Instituto Pramāṇa. Professor titular da Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, professor da Graduação em Teologia EAD da Universidade Metodista de São Paulo.

Downloads

Publicado

2025-07-10

Como Citar

Leone, A., Bueno, A., Florentino Neto, A., de Carvalho, J. J., & Tsai, P. M. (2025). Apresentação. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 9(20), 2–5. Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/5392

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3