Entre textos, mediações e contextos: anotações para uma possível história social do cinema

Autores

  • Alexandre Busko Valim UFF

Resumo

O presente artigo trata de questões relacionadas ao estudo do cinema sob o prisma da história social, enfocando aspectos de recepção, mediação e produção de filmes. Argumentamos que os textos do cinema são produções complexas que incorporam discursos sociais e políticos cuja análise e interpretaçãoexigem métodos de leitura e crítica capazes de articular sua inserção no meio político e nas relações sociais em que são criados, veiculados e recebidos. Com base em trabalhos desenvolvidos sob esse viés, procuramos desenvolver algumas reflexões teóricas que possam contribuir para uma maior compreensão e utilização do cinema como fonte importante para o estudo de determinados momentos históricos.

Biografia do Autor

Alexandre Busko Valim, UFF

Doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisador do Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC/UFF) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Como Citar

Valim, A. B. (2011). Entre textos, mediações e contextos: anotações para uma possível história social do cinema. História Social, (11), 17–40. Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/rhs/article/view/148

Edição

Seção

Dossiê