Entre textos, mediações e contextos
anotações para uma possível história social do cinema
DOI:
https://doi.org/10.53000/hs.v9i11.148Palavras-chave:
Análise fílmica, História social, CinemaResumo
O presente artigo trata de questões relacionadas ao estudo do cinema sob o prisma da história social, enfocando aspectos de recepção, mediação e produção de filmes. Argumentamos que os textos do cinema são produções complexas que incorporam discursos sociais e políticos cuja análise e interpretação exigem métodos de leitura e crítica capazes de articular sua inserção no meio político e nas relações sociais em que são criados, veiculados e recebidos. Com base em trabalhos desenvolvidos sob esse viés, procuramos desenvolver algumas reflexões teóricas que possam contribuir para uma maior compreensão e utilização do cinema como fonte importante para o estudo de determinados momentos históricos.
Referências
ALEGRE, S. “Películas de ficción y relato histórico”. História, antrolopología y fuentes orales: Voz e imagen, n. 18. Barcelona, 1997.
ALMEIDA, C.A. O cinema como “agitador de almas”: Argila, uma cena do estado novo. São Paulo: AnnaBlume,1999.
BACZKO, B. “Imaginação social”. Enciclopédia 5 – Anthropos – Homem. Lisboa: Einaudi/Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985.
BARBOSA, M. “Dando voz ao público: A questão do gênero nos estudos de recepção”. Trabalho apresentado no XXIII Congresso da Intercom. Rio de Janeiro, 1999.
BARBOSA, M. “Gêneros narrativos: Um balanço conceitual”. Niterói, 2002a (Paper de aula)
BARBOSA, M. “O público possui um rosto e uma voz: Apontamentos metodológicos sobre recepção”. Niterói, 2002b (Paper de aula)
BELTON, J. “American cinema and film history”. In: HILL, J. e GIBSON, P.C. (orgs.). The Oxford guide to film studies. Oxford: Oxford University Press, 1998.
BOORSTIN, D. “Uma história da imagem: Dos pseudoseventos à realidade virtual”. In: GARDELS, N.P. No final do século XXI. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.
BURGOYNE, R. A nação do filme: Hollywood examina a história dos Estados Unidos. Brasília: Ed. da UnB, 2002
BURKE, P. Variedades da história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
CARDOSO, C.F. (s.d.). A ficção científica, imaginário do século XX: Uma introdução ao gênero. Rio de Janeiro: Vício de Leitura. (No prelo)
CARDOSO, C.F. (s.d.). Ensayos. San José: Ed. de la Universidad de Costa Rica, 2001.
CARDOSO, C.F. (s.d.). Análise do filme “Gattaca: A experiência genética”. Niterói, 2002. (Mimeo.)
CASTRO, H. “História social”. In: CARDOSO, C.F. e VAINFAS, R. (orgs.). Domínios da história. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CASTRO, N.A.P. (coord.) Cinema e Segunda Guerra. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1999.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHARTIER, R. “O mundo como representação”. Estudos Avançados, n. 11, vol. 5. São Paulo, 1991.
CHARTIER, R. “A história hoje: Dúvidas, desafios, propostas”. Estudos Históricos, vol. 13. Rio de Janeiro, 1994.
CHARTIER, R. “Do livro à leitura”. In: CHARTIER, R. (org.). Práticas da leitura. Brasília: Estação Liberdade, 1996.
EAGLETON, T. Ideologia: Uma introdução. São Paulo: Ed. da Unesp/Boitempo, 1997.
FARGE, A. Lugares para a História. Lisboa: Teorema, 1999.
FERREIRA, J. e SOARES, M.C. (orgs.) A história vai ao cinema. Rio de Janeiro: Record, 2001.
FERRO, M. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FRIEDRICH, O. A cidade das redes: Hollywood nos anos 40. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GABLER, N. Vida o filme: Como o entretenimento conquistou a realidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
GRIPSRUD, J. “Film audiences”. In: HILL, John e GIBSON, Pamela C. (orgs.). The Oxford guide to film studies. Oxford: Oxford University
Press, 1998.
HALL, S. “Encoding/decoding”. In: HALL, S. et al. Culture, media, language. Londres/Birmingham: Huntchinson/CCCS, 1980.
HOBSBAWM, E. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1980.
KELLNER, D. “Hollywood film and society”. In: HILL, J. e GIBSON, P.C. (orgs.). The Oxford guide to film studies. Oxford: Oxford University Press, 1998.
KELLNER, D. A cultura da mídia – estudos culturais: Identidade e política entre o modernoe o pós-moderno. Bauru: Edusc, 2001.
KING, N. “Hermeneutics, reception aesthetics, and film interpretation”. In: HILL, J. e GIBSON, P.C. (orgs.). The Oxford guide to film studies. Oxford: Oxford University Press, 1998.
KRACAUER, S. De Caligari a Hitler: Uma história psicológica do cinema alemão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.
LAGNY, M. Cine e história: Problemas y métodos en la investigación cinematográfica. Barcelona: Bosch Casa Editorial, 1997.
LEBEL, J.P. Cinema e ideologia. São Paulo: Mandacaru, 1989.
LERA, J.M.C. “Análisis crítico del cine argumental”. História, Antrolopologia y Fuentes Orales: Voz e Imagen, n. 18. Barcelona, 1997.
MARTÍN-BARBERO, J. “América Latina e os anos recentes: O estudo da recepção em comunicação social”. In: SOUSA, M.W. Sujeito o lado oculto do receptor. São Paulo: Ed da USP/ Brasiliense, 1995.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1997.
MAUAD, A.M. “As três américas de Carmem Miranda: Cultura política ecinema no contexto da política da Boa Vizinhança”. Transit
Circle: Revista de Estudos Americanos, vol. 1. Nova Série, 2002.
MENEGUELLO, C. Poeira de estrelas: O cinema hollywoodiano na mídia brasileira das décadas de 40 e 50. Campinas: Ed. da Unicamp, 1996.
REVEL, J. “Microanálise e construção do social”. In: REVEL, J. (org.). Jogos de escalas: A experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1998.
ROCHE, D. “Uma declinação das luzes”. In: RIOUX, J.-P. e SIRINELLI, J.-F. (orgs.). Para uma história cultural. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.
SCHATZ, T. O Gênio do Sistema: A era dos grandes estúdios em Hollywood. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
SKLAR, R. História social do cinema americano. São Paulo: Cultrix, 1978.
SORLIN, P. Sociologia del Cine. México: Fondo de Cultura Econômica, 1985.
STIERLE, K. “O que significa a recepção dos textos ficcionais?”. In: JAUSS, H.R. et al. A literatura e o leitor: Textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
THOMPSON, E.P. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Ed. da Unicamp, 1993.
WOLFF, J. A produção social da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 História Social
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.