Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5 ; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as imagens e tabelas estão em arquivos separados, com legendas, referências e posicionamentos indicados no corpo do texto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Normas de publicação

1 – Instruções Gerais de Formatação

  • Formato:
    • Arquivos compatíveis com Microsoft Word (.docx, .odt).
  • Configuração da página:
    • Papel: A4 (21,0 x 29,7 cm).
    • Margem superior: 3,00 cm; inferior: 2,00 cm; esquerda: 3,00 cm; direita: 2,00 cm.
  • Corpo do texto e bibliografia:
    • Título e subtítulo: ambos em caixa alta.
    • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
    • Espaço entre linhas: 1,5 pt.
    • Espaço entre parágrafos: 0 pt.
    • Recuo: 1,5 cm na primeira linha dos parágrafos.
    • Alinhamento do texto: justificado.
  • Rodapé:
    • Fonte: Times New Roman, tamanho 10.
    • Espaço entre linhas: 1,0 pt.
    • Alinhamento das notas: justificado.
  • Citações:
    • As citações de até três linhas deverão vir entre aspas no corpo do texto.
    • As citações de mais de três linhas deverão vir destacadas, sem aspas, com recuo à esquerda de 4,0 cm, com espaço entre linhas de 1,0 pt. e fonte tamanho 10.
    • As citações deverãoser seguidas das devidas referências em notas de rodapé, seguindo as normas da NBR-10520:2002 da ABNT.
    • As notas de rodapé deverão ser utilizadas para notas explicativas e para as referências das citações.
    • A extensão máxima das notas de rodapé não deverá ultrapassar 1/3 da página, o que corresponde a, aproximadamente, 15 linhas.
      • As eventuais intervenções no meio de uma citação deverão ser colocadas entre colchetes.
      • A sinalização de cortes na citação deverá ser indicada por reticências entre parênteses.

Exemplo de citação:

Muzzi concordava plenamente com a opinião dos esculápios de São Salvador, e como tinha certa verve para contar causos, procurou exemplificar a inutilidade da revacinação através da história de uma senhora (...) [que] havia sido vacinada aos seis meses de idade, mas o bebê coçara a feridinha e os pais "extremamente zelosos" resolveram repetir a operação1.

________________________

1 CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 119.

  • Referências Bibliográficas:
    • As referências bibliográficas das citações deverão aparecer no corpo do texto, como indicado acima.

    • As referências completas deverão ser listadas ao fim, em ordem alfabética, seguindo a NBR-6023:2018 da ABNT.

    • Exemplo 1, citação de livros:
      • MENDONÇA, Joseli Maria Nunes. Entre a mão e os anéis: lei dos sexagenários e os caminhos da abolição no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.

    • Exemplo 2, citação de artigos:
      • BOVO, Cláudia. Monastic Networks in Eleventh-Century Italy: The Early Stages of Peter Damian’s Epistolography (1044-1046). Rivista Di Storia Della Chiesa in Italia, 71, no. 2, 2017, pp. 411-26.

    • Exemplo 3, citação de capítulo de livros:
      • CUNHA, Maria Clementina Pereira da. Candeia e o anjo moreno. CHALHOUB, Sidney; PINTO, Ana Flávia Magalhães (Orgs.). Pensadores Negros – Pensadores Negras: Brasil, séculos XIX e XX. 2. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020.

    • Para a composição das referências segundo as normas da ABNT, recomendamos o uso do site https://more.ufsc.br/.

2 – Apresentação formal do texto

   Artigos

  • Título.
  • Autor não identificado (Assegurando a avaliação cega pelos pares).
  • Titulação acadêmica e vinculação institucional, e-mail (em * no pé da página) - apenas no formato final pós-avaliação.
  • Resumo em português (máximo de 8 linhas) e 3 palavras chaves.
  • Abstract (máximo de 8 linhas) e 3 keywords.
  • Texto
  • Referências Bibliográficas (somente referências citadas no texto).
    • O campo deverá ser dividido entre Fontes e Bibliografia.
  • Anexos (informação original importante ou detalhamento indispensável para a compreensão do texto).
  • Imagens/Tabelas deverão ser enviadas em arquivos separados. No arquivo do texto do artigo deverão constar as legendas, as respectivas referências e as indicações de onde os conteúdos deverão ser inseridos. Imagens deverão ser enviadas na maior resolução possível.

   Resenhas

  • Título da obra resenhada.
  • Autor da obra resenhada.
  • Local, editora, ano de publicação e número de páginas.
  • Nome do autor da resenha.
  • Titulação acadêmica e vinculação institucional do resenhista.

3 - Envio dos trabalhos

  • Número máximo de páginas por tipo de trabalho:
    • Artigos: 25 páginas (descontadas as Referências Bibliográficas) .
    • Resenhas: 5 páginas.
  • Titulação mínima para submissão de cada tipo de trabalho:
    • Artigos: graduação completa.
    • Resenhas: graduação em andamento.
  • O autor deverá submeter seu trabalho por meio do site da revista.
  • O tutorial (em vídeo) de cadastro no OJS e submissão de artigos pode ser acessado neste link.
  • O tutorial (em PDF) de cadastro no OJS e submissão de artigos pode ser acessado neste link.
  • Quaisquer dúvidas poderão ser sanadas junto aos editores por meio do e-mail: rhs@unicamp.br 

4 – Trabalhos aprovados

  • A revista será publicada no formato eletrônico.

Artigos

Seção destinada à publicação de artigos originais.

Dossiê

Seção destinada à publicação dos artigos do dossiê temático de cada número.

Resenhas

Seção destinada à publicação de resenhas de livros publicados recentemente.

As resenhas deverão ser referentes a obras publicadas no Brasil há no máximo 5 anos ou, se publicadas no exterior, há no máximo 10 anos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.