Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5 ; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as imagens e tabelas estão em arquivos separados, com legendas, referências e posicionamentos indicados no corpo do texto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Formatação.
  • O texto está de acordo com as Diretrizes éticas da revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Author Guidelines

A História Social, revista discente do Programa de Pós-Graduação em História da UNICAMP, é um período científico voltado para publicação e divulgação de trabalhos acadêmicos dedicados aos estudos históricos — especialmente, mas não exclusivamente, produzidos por historiadores e realizados a partir do instrumental historiográfico.

A revista aceita apenas artigos e resenhas, inéditos e originais, os quais podem ser enviados para a seção livre, que recebe textos em fluxo contínuo, ou para os dossiês temáticos, seguindo os prazos previstos na sua chamada. 

No fluxo contínuo, os textos podem ser enviados a qualquer momento, sem precisar esperar a abertura de uma chamada para publicação; ademais, eles são publicados quando a sua avaliação e revisão é encerrada, sem precisar aguardar a finalização de todos os textos daquela edição da revista. 

Cada autor pode ter apenas um texto em avaliação na revista por vez, independentemente do formato. 

O processo de submissão é realizado inteiramente pelo Sistema OJS e o seu tutorial de uso está disponível em VÍDEO e PDF

A revista é publicada somente em formato eletrônico. Após ter um texto aceito, o autor só poderá realizar novos envios à HS após 2 anos, a contar a partir da data de publicação. 

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para rhs@unicamp.br com o assunto “Dúvidas sobre submissão”.

Artigos

Seção destinada à publicação de artigos originais.

Dossiê

Seção destinada à publicação dos artigos do dossiê temático de cada número.

Resenhas

Seção destinada à publicação de resenhas de livros publicados recentemente.

As resenhas deverão ser referentes a obras publicadas no Brasil há no máximo 5 anos ou, se publicadas no exterior, há no máximo 10 anos.

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.