Anotações sobre a autobiografia de um líder indígena

Autores

  • Mariana da Costa Aguiar Petroni Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v17i25.1842

Palavras-chave:

História indígena, Movimento indígena, Autobiografias

Resumo

Este texto busca examinar, nos interstícios das consequências do movimento indígena nacional (1970-1990), sua construção, a partir da narrativa de Álvaro Tukano sobre sua própria trajetória política, explicitada em seu livro inédito. Ao escrever sua própria versão, Álvaro conta seus próprios processos de transformação — aqueles de apropriação dos códigos impostos para afirmar sua diferença — e, por meio de suas experiências, testemunha seus propósitos explicativos e seu envolvimento com os jogos de poder. A partir de sua narrativa, abre um novo lócus de enunciação, do qual não se afirma apenas a existência de uma agência indígena, mas suas especificidades.

Biografia do Autor

Mariana da Costa Aguiar Petroni, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas. Professora na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Referências

ANDRELLO, Geraldo. Fala, objetos e corpos. Autores indígenas no alto rio Negro. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais.vol. 25, n. 73. 2010. p. 5-23.

ANDRELLO, Geraldo. Cidade do Índio. Transformação e cotidiano em Iauareté.São Paulo: NUTI, ISA, Editora Unesp; 2006.

AZEVEDO, Miguel; AZEVEDO, Antenor Nascimento. Dahsea Hausirõ Porã ukũshewiophesase mera buerituri. Mitologia sagrada dos Tukano Hausirõ Porã.São Gabriel da Cachoeira: Unirt/Foirn, 2003.

BANIWA, Gersem S. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. 236, p. 236.

BASSO, Ellen. The last cannibals: a South American oral history. Austin: University of Texas Press. 1995.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG; 1998.

CALAVIA SÁEZ, Oscar. Autobiografia e sujeito histórico indígena, considerações preliminares. In: Novos Estudos, 76. São Paulo: CEBRAP, 2006. p. 179-197.

CALAVIA SÁEZ, Oscar. Autobiografia e liderança indígena no Brasil. In: Tellus,ano 7, número 12. Campo Grande, 2007. p.11-32.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Introdução a uma História Indígena. In: CARNEIRO DA CUNHA, M. (Org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. 1992, Pp. 9-24. 609, p 609.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Introdução, In: Albert, B. e Ramos, A. (Orgs.). Pacificando o branco. Cosmologias do contato Norte Amazônico. São Paulo: Editora UNESP. 2000. P. 7-21.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Cultura com aspas. São Paulo: CosacNaify. 2009. 436, p. 7 –21. GRAHAM, Laura. How should an Indian speak? Amazonian Indians and the symbolic politics of language in the global public sphere. In: WARREN,K.;JACKSON,J. (Ed..)Indigenous movements, self-representation, and the State in Latin America.Austin: University of Texas Press, 2002. p. 181-228.

HUGH-JONES, Christine. From the Milk River. Spatial and temporal processes in Northwest Amazonia.New York: Cambridge University Press, 1979.

HUGH-JONES, Christine. Escrever na pedra, escrever no papel. In: Andrello, G. (Org.) Rotas de criação e transformação: Narrativas de origem dos povos indígenas do Rio Negro. São Paulo: ISA, Foirn. 2012. P. 138-167.

KOFES, Suely. Os papéis de Aspern: anotações para um debate. In: KOFES, S. (Org.) Histórias de vida, biografias e trajetórias. Cadernos do IFCH, 31. Campinas: IFCH, Unicamp, 2004. p. 5-16.

LASMAR, Cristiane. De volta ao Lago de Leite. Gênero e transformação no Alto Rio Negro.São Paulo: ISA, NUTI, Editora Unesp, 2005.

LASMAR, Cristiane. Conhecer para transformar: os índios no rio Uaupés (alto rio Negro) e educação escolar. In: Tellus, ano 9, n.16. Campo Grande: NPPI, 2009. p. 11-33.

MARCUS, George. Ethnography in/of the world system: the emergence of multisited ethnography.In: Annual Review of Anthropology.vol. 24. p. 95-117. 1995.

MONTEIRO, John M. Raízes históricas das organizações indígenas no Brasil. Estratégias políticas e culturais das novas lideranças nativas.Cadernos de Pesquisa 4- Novas faces da cidadania. São Paulo: CEBRAP; 1996.

MONTEIRO, John M. Tupis, Tapuias e Historiadores. Estudos de História Indígena e do Indigenismo. Tese de Livre Docência (Antropologia). Campinas: Unicamp, 2001. 235, p. 235.OAKDALE, Suzanne. I foresee my life: the ritual performance of autobiography in an Amazonian community. University of Nebraska Press, 2005.

PELLEGRINI, Marco Antonio. Discursos Dialógicos: Intertextualidade e Ação Política na Performance e Autobiografia de um Intérprete Yanomami no Conselho Distrital de Saúde. Tese (Doutorado em Antropologia). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2008.

REICHEL-DOLMATOFF, G. Amazon Cosmos. The sexual and religious symbolism of the Tukano Indians.Chicago: Chicago Univesity Press. 1971.

REZENDE, Justino Sarmento. As aventuras de um índio. In: Tellus, ano 6, n. 11. Campo Grande, 2006. p. 155-169.

SAMPAIO, Álvaro F. Sem Título. (Cópia de Documento). 1982.

SAMPAIO, Álvaro F. Livro. (Cópia de Documento/Proporcionado pelo autor). 2011.

WRIGHT, Robin. Mysteries of the Jaguar shamans of the Northwest Amazon. Lincoln: University of Nebraska Press. 2013.

Downloads

Publicado

09-02-2015

Como Citar

Petroni, M. da C. A. (2015). Anotações sobre a autobiografia de um líder indígena. História Social, 17(25), 185–204. https://doi.org/10.53000/hs.v17i25.1842