Octavio Paz, Mídia e Revolução Sandinista

Autores

  • Priscila Ribeiro Dorella Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n17.282

Palavras-chave:

Meios de comunicação de massa, Octavio Paz, Revolução sandinista

Resumo

A Revolução Sandinista produziu intensos debates entre os intelectuais latino-americanos em relação às possibilidades da esquerda armada conquistar o poder e estabelecer um sistema político democrático. Seguramente, o México acompanhou de perto os acontecimentos políticos na Nicarágua e gerou ricas contribuições para as reflexões sobre os movimentos revolucionários. O poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz foi
um dos intelectuais a se manifestar intensamente sobre as temáticas políticas desse período. Por meio da análise de alguns de seus ensaios e de sua inserção nos meios de comunicação de massa, esse artigo busca novas possibilidades de compreensão do escritor em questão, como também das discussões em torno da Revolução Sandinista.

Biografia do Autor

Priscila Ribeiro Dorella, Universidade Federal de Viçosa

Doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil(2012)

Referências

ABRAMS, Elliott. “Abrams: contactos con Europa y América Latina para acelerarretorno de Chile a democracia”. El País, Madrid, 2 de noviembre de 1986.

AGUILAR CAMÍN, Héctor. “Pequeño regreso al gran hechizo del mundo”.Nexos, México, p. 71,1998.

AGUILAR CAMÍN, Héctor. Pensando en la izquierda. México: Centzontle, 2008.

AGUILAR CAMÍN, Héctor. Programa Nexos – Octavio Paz. México: El Colégiode México. Vio/Cass/396, 1998.

ANTONIO CUADRA, Pablo & CHAMORRO BARRIOS, Pedro J. “También enNicarágua”. Vuelta, México, pp. 54-55, noviembre de 1981.

ANTONIO CUADRA, Pablo & CHAMORRO BARRIOS, Pedro J. “Situación de lacultura en Nicarágua”. Vuelta, México, p.53, enero de 1985.

AVILES FABILA, René. “Su Reinado Dividió a la Cultura del País”. JornalExcelsior, México, domingo 26 de abril de 1998.

BRETT, Annabel. “O que é história intelectual hoje?” In. CANNADINE, David(org.). O que é história hoje? Portugal: Gradativa, 2006.

CASTAÑEDA, Jorge. “Paz, ‘Nicarágua y México’”. Proceso, México, p.14, 15de octubre de 1984.

CASTAÑEDA, Jorge. Utopia desarmada. Intrigas, dilemas e promessas daesquerda latino-americana. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CORDOVA, Arnaldo “Octavio Paz y la izquierda”. La Jornada. México, junho de 2007.

CARR, Barry. La izquierda mexicana a través del siglo XX. México: EdicionesEra, 2000.

CORREA PÉREZ, Alicia. “Acercamiento a la obra de Octavio Paz”. CuadernosAmericanos, México, n.70, julio-agosto de 1998.

LEFORT, Claude. A invenção democrática: os limites do totalitarismo.(Apresentação Marilena Chauí) São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

LIMA, Luiz C. (org.). Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

LOZANO, Lucrecia. De Sandino al triunfo de la revolución. México: Siglo XXI,1985.

GARCÍA CANCLINI. Culturas híbridas:estratégias para entrar e sair damodernidade. São Paulo: Edusp, 1998.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. De los medios a las mediaciones: comunicación,cultura y hegemonia. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1987.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. Os exercícios do ver – Hegemonia audiovisual eficção televisiva. São Paulo: Editora Senac, 2001.

MORAES, Sonia & CAMPBELL, Federico. “Paz en la TV, juzgado porintelectuales: muchos se abstienen”. Proceso, México, p.46, 26 demarzo de 1984.

MUSACCHIO, Humberto. Octavio Paz en Televisa/ El laberinto de laimpunidad. In: TREJO DELARBRE (org.). Televisa – El quinto poder.México: Claves Latinoamericanas, 1989.

PAZ, Octavio. Pequeñas crónicas de grandes días. México: FCE, 1990.

PAZ, Octavio. La democracia: lo absoluto y lo relativo. In: PAZ, Octavio. Obrascompletas, V.9. México: FCE, 1993.

PAZ, Octavio. Televisión: cultura y diversidad. In: PAZ, Octavio. ObrasCompleta s, V.10 México: FCE, 1993.

PAZ, Octavio. El Pacto verbal. In: PAZ, Octavio. Obras Completas, V.10.México: FCE, 1993.

PAZ, Octavio. “El diálogo y el ruído”. Vuelta, México, p.4-7, diciembre de 1984.

PAZ, Octavio. Chiapas, hechos, dichos y gestos. In: PAZ, Octavio. ObrasCompletas.Barcelona, Edición Galáxia Gutemberg/Círculo de Lectores:vol. 2, 2002.

PERALTA, Braulio. Un poeta en su tierra – Diálogos con Octavio Paz. México:Ed. Grijalbo, 1996.

PONIATOWSKA, Elena. Octavio Paz – Las palavras del árbol. México: Ed.Lúmen, 1999.

RUY SANCHÉZ, Alberto. “Octavio Paz contra cualquier invasión a Nicarágua”.Vuelta, México, p. 46, diciembre de 1984.

SADER, Emir (org.). Enciclopédia Contemporânea da América Latina e doCaribe. São Paulo: Boitempo, 2007.

SADER, Emir. Cuba, Chile e Nicarágua – Socialismo na América Latina. SãoPaulo: Atual, 1992.

SANCHÉZ SUSARREY, Jaime. El debate político e intelectual en México. México:Grijalbo, 1993.

SARLO. Beatriz. Paisagens Imaginárias. São Paulo: Edusp, 2005.

SARLO, Beatriz. Sensibilidad, cultura y política: el cambio de fin de siglo. In:TONO MARTÍNEZ, José (comp.) Observatório siglo XX – Reflexionessobre arte, cultura y tecnologia. Buenos Aires: Paidos, 2002.

SÉPTIÉN, Jaime. “Octavio Paz y la televisión”. Siempre!, México, 30 de Abrilde 1998.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e Sociedade (1750-1950). São Paulo. Cia. EditoraNacional, 1969.

TAIBO, Ignácio. “Televisa ha comprado una Figura Mundial”. El Financeiro,México, 12 de Octubre de 1990.

TAJONAR, Héctor. “Pensamiento , poesía y televisión”. Ref orma, México, 26de abril, p.4, 1998.

VARGAS LLOSA, Mario. “La civilización del espetáculo”. Letras Libres, México:AÑO XI, Numero 122, p. 14-22, 2009.

VIZCAÍNO, Fernando. “Octavio Paz y la razón ardiente”. La Jornada Semanal,México, n.224, 26 de septiembre de 1993.

ZAID, Gabriel. “Octavio Paz: El díalogo y el ruído”. Vuelta, México, p.4,noviembre de 1984.

ZAID, Gabriel. “Intelectuales”. Vuelta. México, vol. 168, p. 21, noviembre de1990.

ZAMARRIPA, Roberto. “Paz exerce un dogmatismo primitivo”. La Ref orma,México, jueves 30 de agosto de 1990.

Downloads

Publicado

25-05-2023

Como Citar

Dorella, P. R. (2023). Octavio Paz, Mídia e Revolução Sandinista. História Social, (17), 177–201. https://doi.org/10.53000/hs.n17.282