“Assim como da guerra, o nervo da imprensa é também dinheiro”

jornalismo e negócio na imprensa diária carioca (1870-1900)

Autores

  • Gabriela Nery Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n26.5187

Palavras-chave:

Imprensa, Trabalho, Literatura

Resumo

Este artigo analisa o processo de formação e consolidação das primeiras empresas jornalísticas do Rio de Janeiro, entre as últimas décadas do século XIX e o início do século XX. Acompanhar as transformações ocorridas na imprensa da capital é peça fundamental para compreender a produção literária do período, visto que o surgimento dos jornais empresariais impactou significativamente regimes de trabalho e colaboração, o que influenciou inequivocamente a literatura publicada nas folhas. Dessa forma, analisa-se a trajetória de jornais de grande importância como a Gazeta de Notícias, O País e a experiência pioneira do Correio do Brasil, a fim de acompanhar suas inserções no mundo dos negócios e do trabalho no Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Gabriela Nery, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em História Social da Cultura pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

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Publicado

30-08-2023

Como Citar

Nery, G. (2023). “Assim como da guerra, o nervo da imprensa é também dinheiro”: jornalismo e negócio na imprensa diária carioca (1870-1900). História Social, (26), 139–180. https://doi.org/10.53000/hs.n26.5187

Edição

Seção

Dossiê - História Social dez anos depois