O primeiro filme antinazista no Brasil

uma análise comparada da divulgação de Tempestades d’Alma na imprensa carioca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v19i27/28.5307

Palavras-chave:

Tempestades d'Alma, II Guerra mundial, Imprensa e cinema

Resumo

Considerando a relação entre imprensa e cinema durante a II Guerra Mundial (1939-1945), este artigo analisa comparativamente a divulgação de Tempestades d’Alma, o primeiro filme de propaganda antinazista exibido no Brasil, na imprensa do Rio de Janeiro. Para tanto, utilizamos os periódicos Jornal do Brasil, Correio da Manhã e A Noite, sobretudo as edições publicadas dias antes da estreia do filme, bem como aquelas divulgadas nas duas primeiras semanas de exibição, a fim de melhor compreender as expectativas e as primeiras reações em torno do longa-metragem. Diante do esforço de combate ao Terceiro Reich no contexto brasileiro, cinema e imprensa atuaram juntos na oposição ao regime liderado por Adolf Hitler.

Biografia do Autor

Liliane Costa Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em andamento em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Professora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. 

Dilton Cândido Santos Maynard , UFS

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Departamento de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Sergipe.  

Referências

ANDRADE, Liliane Costa. “Hollywood Declara Guerra”: análise comparada da divulgação dos filmes antinazistas norte-americanos nos jornais do Rio de Janeiro e de Aracaju (1942-1945). 2021. 181 f. Dissertação (Mestrado em História Comparada). Programa de Pós-graduação em História Comparada, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2021.

ARGUELHES, Delmo de Oliveira. A conferência dos chanceleres americanos de 1942 e o envolvimento brasileiro na Segunda Guerra Mundial. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da; SCHURSTER, Karl; LAPSKY, Igor; CABRAL, Ricardo; FERRER, Jorge (Orgs.). O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Multifoco, 2010, p. 115-146.

BARBOSA, Marialva. História Cultural da Imprensa: Brasil – 1900-2000. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

BARROS, José. História Comparada. Um novo modo de ver e fazer a História. Revista de História Comparada, v.1, n.1, jun.2007, p. 1-30.

BLOCH, Marc. Para uma História Comparada das Sociedades Europeias. In: BLOCH, Marc. História e Historiadores. Lisboa: Teorema, 1998, p. 119-150.

BODNAR, John. Saving Private Ryan and Postwar Memory in America. The American History Review. Oxford, v. 116, n. 3, 2001, p. 85-98.

BORDWELL, David. O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos. In: RAMOS, Fernão Pessoa (Org.). Teoria contemporânea do cinema. Vol. 2. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

BOTTOME, Phyllis. The Mortal Storm. Boston: Little, Brown and Company, 1938.

BURKE, Peter. Métodos e modelos: comparação. In: BURKE, Peter. História e teoria social. São Paulo: Editora UNESP, 2002, p. 39-46.

CARRETERO, Pilar Amador. El Cine como documento social: una propuesta de análisis. Ayer. Revista de História Contemporânea. Valencia, 1996, p. 113-145.

CRUZ, Heloisa de Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário. Na oficina do historiador: conversas sobre história e imprensa. Projeto História, São Paulo, n. 35, 2007.

EVANS, Richard. Bestas em forma humana. In: EVANS, Richard. O Terceiro Reich em Guerra. 3.ed. Tradução: Lúcia Brito e Solange Pinheiro. São Paulo: Planeta, 2016, p. 15-122.

FERREIRA, Marieta de Morais. A Noite. In: ABREU, Alzira Alves de; BELOCH, Israel; WELTMAN, Fernando Lattman; LAMARÃO, Sérgio Tadeu de Niemeyer (Orgs.). Dicionário histórico-biográfico brasileiro pós-1930. Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, 2001.

FERRO, Marc. Cinema e História. Tradução: Flávia Nascimento. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

GARCIA, Nelson Jahr. Propaganda: ideologia e manipulação. RocketEdition – eBooksBrasil: Rio de Janeiro, 1999.

GONZAGA, Alice. Palácios e poeiras: 100 anos de cinemas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Funarte Record, 1996.

KELLNER, Douglas. Cultura da mídia, política e ideologia: de Reagan e Rambo. In: KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Tradução: Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: EDUSC, 2001, p. 75-122.

KOCKA, Jürgen. Comparação e Além. História e Teoria. Studies in the Philosophy of History, v. 42, n. 1, fev. 2003. Tradução: Maria Elisa da Cunha Bustamante.

LAGE, Nilson. Linguagem Jornalística. São Paulo: Editora Ática, 1985.

LEAL, Carlos Eduardo. Correio da Manhã. In: ABREU, Alzira Alves de; BELOCH, Israel; WELTMAN, Fernando Lattman; LAMARÃO, Sérgio Tadeu de Niemeyer (Orgs.). Dicionário histórico-biográfico brasileiro pós-1930. Rio de Janeiro, FGV/CPDOC, 2001.

LUCA, Tania Regina de. Fontes impressas: história dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2010.

MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de. Imprensa e Cidade. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

MAYNARD, Andreza S. C. O Filme Confissões de um espião nazista e o Antinazismo nas Telas Aracajuanas. In: MAYNARD, Dilton C. S.; MAYNARD, Andreza S. C. (Orgs.). Leituras da Segunda Guerra Mundial em Sergipe. São Cristóvão: Editora UFS, 2013, p. 117-140.

MAYNARD, Dilton C. S. O Brasil sob ataque: Aracaju durante a Segunda Guerra Mundial. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da; SCHURSTER, Karl; LAPSKY, Igor; CABRAL, Ricardo; FERRER, Jorge (Orgs.). O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Multifoco, 2010, p. 509-538.

MAYNARD, Dilton C. S.; SÁ, Katty. História Comparada e Tempo Presente. In: MAYNARD, Dilton C. S.; SÁ, Katty (Orgs.). História Comparada e Tempo Presente. Recife: EDUPE, 2021, p. 5-14.

URWAND, Ben. O pacto entre Hollywood e o Nazismo: como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler. Tradução: Luis Reyes Gil. São Paulo: LeYa, 2019.

VALIM, Alexandre Busko. História e Cinema. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 283-300.

VELLOSO, Mônica Pimenta. Os intelectuais e a política cultural do Estado Novo. Revista de Sociologia e Política. Paraná, n. 9, 1997, p. 57-74.

Fontes

BIBLIOTECA DIGITAL DAS ARTES DO ESPETÁCULO. Cinearte. Rio de Janeiro, 15 set, 1939. Disponível em: http://bjks-opac.museus.gov.br/. Acesso em: 01/08/2024.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Hemeroteca Digital: A Noite. Rio de Janeiro, 1942-1945. Disponível em: http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 03/08/2024.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Hemeroteca Digital: Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 1942-1945. Disponível em: http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 04/08/2024.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Hemeroteca Digital: Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 1942-1945. Disponível em: http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 05/08/2024.

THE MORTAL STORM. Direção e produção de Frank Borzage. Estados Unidos: Metro-Goldwyn-Mayer, 1940. 1 DVD (100 min.), son, preto e branco.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Como Citar

Andrade, L. C., & Maynard , D. C. S. (2025). O primeiro filme antinazista no Brasil: uma análise comparada da divulgação de Tempestades d’Alma na imprensa carioca. História Social, 19(27/28), 446–474. https://doi.org/10.53000/hs.v19i27/28.5307

Edição

Seção

Dossiê - Imprensa na história, histórias na imprensa