Apresentação
Abstract
Este dossiê reúne um conjunto plural de reflexões críticas em resposta ao artigo de Marco Aurélio Werle, intitulado A especificidade da filosofia ocidental europeia diante da filosofia oriental ou africana, no qual se sustenta que apenas a tradição ocidental europeia teria desenvolvido uma filosofia em sentido pleno. Essa tese, ao postular como critério definidor a inserção numa história crítica e conceitual contínua — conforme o modelo da Wirkungsgeschichte hegeliano-gadameriana —, termina por excluir de forma sistemática as expressões filosóficas de outros contextos culturais e históricos. O dossiê parte da premissa de que essa visão não apenas reduz a filosofia a um cânone autolegitimador, mas também reproduz uma lógica colonial de exclusão epistêmica, ao desautorizar como filosóficos os pensamentos que emergem fora dos moldes e tradições europeias.
As contribuições aqui reunidas propõem, em contraposição, uma ampliação crítica da noção de filosofia, que reconheça sua historicidade múltipla, seus modos diversos de constituição e suas articulações possíveis com tradições religiosas, espirituais, poéticas e práticas. Recusando a oposição simplista entre universalidade e particularismo, os textos demonstram que o pensamento sistemático, o rigor conceitual e a crítica reflexiva não são prerrogativas de um único espaço-tempo, mas aparecem sob formas variadas em diferentes culturas e cosmovisões. Em lugar de uma identidade filosófica fixa e normativa, propõe-se pensar a filosofia como campo em disputa, permeado por múltiplas racionalidades e vocações críticas, sempre situado e, ao mesmo tempo, potencialmente universalizante.
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Copyright (c) 2025 Alexandre Leone, André Bueno, Antonio Florentino Neto, José Jorge de Carvalho, Plínio Marcos Tsai

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