Dossiê Temático Revista História Social 2023, n.26

14-08-2023

De seu primeiro número, em 1994, até sua desativação, em 2013, a produção da RHS totaliza 25 edições. Entre elas, estão tanto artigos livres, quanto publicações em dossiês temáticos, com assuntos variados — como Revoltas populares (2006), Cultura e política na América Latina (2010), Racismo: História e Historiografia (2010), História e Mídias (2011) e Literatura nos arquivos (2011). Além de artigos de pesquisadores consagrados e em formação, o periódico publicou resenhas, transcrições de documentos, entrevistas e traduções. Assim, a RHS se constituiu enquanto um espaço de incentivo ao debate especializado, contribuindo para a difusão de pesquisas, e de aprendizado acadêmico para os pós-graduandos que nela trabalharam e publicaram, ou que a leram. 

Com a reativação do seu funcionamento, pretendemos dar continuidade ao projeto da História Social, restabelecendo um contato direto entre os estudantes do PPGH da UNICAMP e aqueles de outras instituições, regiões do Brasil e, mesmo, de outros países. Nesse sentido, temos como objetivo abordar um espectro amplo de temas; inclusive, porque, apesar do nome, a revista e o seu comitê editorial contemplam todas as áreas de pesquisa da pós-graduação desta universidade: História da Arte; Dinâmicas e Linguagens Políticas; Cultura, Memória e Visualidades, além da própria História Social.

Assim, o objetivo deste primeiro dossiê é o de colocar a revista em dia com os acontecimentos da última década, internos e externos à historiografia. Buscamos textos que abordem:

 

  • Transformações nos departamentos de história ou nas universidades brasileiras, tanto em termos curriculares e institucionais quanto sociais, políticos e culturais. 
  • Os desenvolvimentos ou eventos emblemáticos em campos de estudo, áreas do conhecimento, conceitos, produção de autores específicos, recepção de obras, debates internos à disciplina, etc. 
  • Inovações teóricas na historiografia — a formação ou consolidação de novos campos, vieses interpretativos, etc. 
  • Os acontecimentos dos últimos 10 anos, no Brasil e no mundo.

  

Estamos aceitando contribuições para o dossiê até o dia 16/09, pelo link: https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/rhs/about/submissions