Biografia e História

o que Mestre Tito pode nos ensinar sobre o passado?

Autores

  • Regina Célia Lima Xavier Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n24.1578

Palavras-chave:

Biografia, História, Trajetória de vida de ex-escravos

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre a relação entre biografia e história. Para tanto, busco problematizar o processo de constituição da identidade do sujeito e o significado de suas ações na relação com o contexto social e a cultura. É nesse quadro que faço uma breve narrativa da vida de Mestre Tito, ex-escravo, africano de nação que viveu em Campinas, São Paulo, durante
o século XIX.

Biografia do Autor

Regina Célia Lima Xavier, Universidade Estadual de Campinas

Pós graduação em História e professora do departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

AZEVEDO, Elciene. Orfeu de carapinha. A trajetória de Luiz Gama na Imperial cidade de São Paulo. Campinas: Ed. Unicamp, 1999.

BANNER, L. W. (2009). Biography as History. In: The American Historical Review 114(3), pp. 579-586.

BERNARDES, Maria Elena. Laura Brandão: a invisibilidade feminina na política. Campinas: Unicamp/CMU, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta M. (org.) Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998.

BRITO, Jolumá. A história da cidade de Campinas. Campinas: Saraiva, 1956-1969. 26v.

BROWN, R. D. Microhistory and the Post-Modern Challenge. In: Journal of the Early Republic 23(1), 2003, pp. 1-20.

DAIBERT Jr., Robert. Isabel, a “redentora dos escravos”: uma história da Princesa entre olhares negros e brancos (1846-1988). São Paulo: Edusp, 2004.

DAVIS, Natalie Zemon. Forum: Holberg Prize Symposium Doing Decentered History: decentering history: local stories and cultural crossings in a global world Decentering History: Local Stories and Cultural Crossings in a Global World. History and Theory 50 (May 2011), pp. 188-202.

FENELON, Déa. Cultura e História Social: Historiografia e Pesquisa. Projeto História, SP (10) dez 1993 p. 73-90.

FERNANDES, Tania. Vacina antivariólica: seu primeiro século no Brasil (da vacina jenneriana à animal). História, ciências, saúde – Manguinhos, vol. 6, n. 1 , jun./1999, pp. 29-51.

_______. Imunização antivariólica no século XIX no Brasil: inoculação, variolização, vacina e revacinação. História, ciências, saúde –

Manguinhos, vol. 10, supl. 2, 2003, pp. 461-474.

GOMES, Ângela de Castro (org.). A escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004.

KARASCH, Mary. A vida dos escravos no Rio de Janeiro (1808-1850). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

LARA, Silvia H. Uma embaixada na América Portuguesa. In: KANTOR, Iris; JANKSO, Itsvan (org.) Festa: cultura & sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: Edusp/Fapesp/Imprensa Oficial, 2001, v. 1, pp. 151-165.

OLIVEIRA, Maria Inês Cortes de. Quem eram os “negros da Guiné”? A origem dos africanos na Bahia. Afro-Ásia, n. 19/20, pp. 37-73, 1997.

PIMENTA, Tania Salgado. Entre sangradores e doutores: práticas e formação médica na primeira metade do século XIX. In: Cadernos Cedes. Campinas, v. 23, n. 59, p. 91-102, abril 2003.

PIROLA, Ricardo Figueiredo. Senzala Insurgente. Campinas: Ed. Unicamp, 2011.

QUEIROZ, Vitalina Pompeu de Souza. Reminiscências de Campinas. Campinas: [s.n], [18-?].

REIS, João José. Quilombos e revoltas escravas no Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 1, pp. 14-39, 1989

_______. Rebelião Escrava no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

PORTO, Ângela; PONTE, Carlos Fidelis. Vacinas e campanhas: as imagens de uma história a ser contada. História, ciências, saúde – Manguinhos, vol. 10, supl. 2, 2003, pp. 725-742.

REVEL, Jacques. O jogo de escalas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998.

RICCI, Magda. Assombrações de um padre regente: Diogo Antônio Feijó (1784-1843). Campinas: Editora da Unicamp, Cecult-IFCH, 2001.

ROBERTS, B. Biography, time and local history-making. In: Rethinking History 8(1), pp. 89-102, 2004.

SALVATORE, N. Biography and Social History: An Intimate Relationship. In: Labour History (87), pp. 187-192, 2004.

SAMPAIO, Gabriela dos Reis. A história do feiticeiro Juca Rosa: um pai de santo na Corte Imperial. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2007.

SCOTT, Joan W. Forum: Holberg Prize Symposium Doing Decentered History: Storytelling. History and Theory 50 (May 2011), pp. 203-209.

SILVA, Ana Cloquet. Construção da nação e escravidão no pensamento de Jose Bonifácio. Campinas: Ed. Unicamp, 1999.

SLENES, Robert. Malungu ngoma vem! África coberta e descoberta do Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 12, pp. 48-67, 1991/92.

_______. Na senzala, uma flor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

SOARES, Mariza de Carvalho. Devotos da cor. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

TEIXEIRA, Luiz Antônio; ALMEIDA, Marta de. Os primórdios da vacina antivariólica em São Paulo: uma história pouco conhecida. História, ciências, saúde – Manguinhos, vol. 10, supl. 2, 2003, p. 475-498.

TELAROLLI Jr., Rodolpho. Imigração e epidemias no estado de São Paulo. História, ciências, saúde – Manguinhos, vol. 3, n. 2, out. 1996,

pp.265-283.

THOMPSON, E. P. Thompson. A miséria da Teoria. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

_______. A formação da classe operária. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

WEIMAR, Rodrigo. Os nomes da liberdade. Ex-escravos na serra gaúcha no pós-abolição. São Leopoldo: Oikos/Editora Unisinos, 2008.

XAVIER, Regina Celia Lima. Religiosidade e escravidão, século XIX: Mestre Tito. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2008.

_______. A Conquista da Liberdade. Campinas: CMU/Editora Unicamp, 1996.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

Célia Lima Xavier, R. (2023). Biografia e História: o que Mestre Tito pode nos ensinar sobre o passado?. História Social, (24), 75–98. https://doi.org/10.53000/hs.n24.1578