Pagando as fintas para São Jorge

a devoção a São Jorge e a festa de Corpus Christi em Lisboa e Vila Rica (Século XVIII)

Autores

  • Crislayne Gloss Marão Alfagali Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n24.1580

Resumo

O papel das festas na sociedade portuguesa, na época moderna, visava consolidar os instrumentos de mando, seja do poder régio, seja da administração local. No caso da festa de Corpus Christi, havia os ornamentos, as cores, as músicas, as danças que, no final do cortejo, se desfaziam em folias protagonizadas pela multidão que acompanhava ou assistia à solenidade. Neste artigo, consideramos que as relações hierárquicas em que os oficiais mecânicos estavam inseridos nas Minas podem ser traçadas ao se seguir os passos dos corpos de ofício que participavam da procissão em Lisboa, focalizando aqueles responsáveis pelo Estado de São Jorge.

Biografia do Autor

Crislayne Gloss Marão Alfagali, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em História Social da África da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

ALMEIDA, Cândido Mendes de (ed.), Código philippino ou Ordenações e leis do Reino de Portugal recopiladas por mandado d’elrey d. Philippe I, 14. ed. Rio de Janeiro: Typographia do Instituto Philomathico, 1870.

BEBIANO, Rui. D. João V – poder e espetáculo, Aveiro: Livraria Estante, 1887.

D’ALINCOURT, Luiz. “Descobrimento de Minas Gerais” (02/06/1834), Revista do Instituto Histórico, Geográphico e Etnográfico do Brasil, Tomo 29, 1866.

KANTOR, Iris. Pacto festivo em Minas colonial: a entrada triunfal do primeiro bispo na Sé de Mariana. Dissertação de Mestrado em História, São Paulo: Universidade de São Paulo, 1996.

MARAVALL, José Antônio. La cultura del Barroco: análisis de uma estructura histórica. 3. ed. Barcelona: Ariel, 1986.

SANTIAGO, Carla Fernanda Guimarães. As festas promovidas pelo Senado da Câmara de Vila Rica (1711-1744). Belo Horizonte (MG): Dissertação (Mestrado em História) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2001.

SANTOS, Beatriz Catão Cruz. O corpo de Deus na América: a festa de Corpus Christi nas cidades da América portuguesa – século XVIII. São Paulo: Annablume, 2005.

_______. “Notas sobre os ofícios mecânicos na festa do Corpo de Deus”, em Anais do XII Encontro Regional de História, Usos do passado, ANPUH- RJ, 2006.

SANTOS, Georgina Silva dos. Ofício e Sangue: a Irmandade de São Jorge e a Inquisição na Lisboa Moderna. Lisboa: Colibri, 2005.

SCHWARTZ, Stuart. “Ceremonies of public authority in a colonial capital. The king’s processions and the hierarquies of power in the seventeenth century Salvador”. In: Anais de História de Além-mar, v-V, 2004.

TINHORÃO, José Ramos. Os negros em Portugal: uma presença silenciosa. Lisboa: Caminho, 1988.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

Gloss Marão Alfagali, C. (2023). Pagando as fintas para São Jorge: a devoção a São Jorge e a festa de Corpus Christi em Lisboa e Vila Rica (Século XVIII). História Social, (24), 121–135. https://doi.org/10.53000/hs.n24.1580