Apontamentos sobre a autonomia social da arte

Autores

  • Artur Freitas Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n11.166

Palavras-chave:

Autonomia da arte, Campo artístico, História social da arte

Resumo

Partindo sobretudo da noção teórica de “campo social”, proposta por Pierre Bourdieu, este artigo pretende salientar certos problemas relativos à noção de autonomia da arte, principalmente quando esta é pensada em função de conjunturas históricas diversas daquela para a qual foi criada. Assim, sabendo que a expressão “autonomia do campo artístico” descreve o momento de formação do espaço social de uma arte que é, ao mesmo tempo, moderna e européia, pretende-se nesse texto justamente pôr à prova tal noção ao testar-se sua eventual aplicabilidade a duas conjunturas históricas distintas: a da formação da arte moderna no Brasil, e a
da recente relação arte-mercado, no âmbito da arte contemporânea.

Biografia do Autor

Artur Freitas, Universidade Federal do Paraná

Doutorado da Universidade Federal do Paraná. Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná.

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Publicado

07-06-2023

Como Citar

Freitas, A. (2023). Apontamentos sobre a autonomia social da arte. História Social, (11), 115–134. https://doi.org/10.53000/hs.n11.166

Edição

Seção

Dossiê