Nos marcos de memória a (re)construção do direito moral

práticas de luta dos Sem–Terra no Pontal do Paranapanema (SP)

Autores

  • Maria Celma Borges Universidade de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n12.196

Palavras-chave:

Marcos da memória, MST, Direito moral

Resumo

A memória partilhada pelos homens e mulheres dos assentamentos Che Guevara/Santa Clara e São Bento sobre o “seqüestro dos oficiais de justiça” na fazenda Nova Pontal, em Rosana (SP); a “matança de bois e pedágio do leite” na rodovia SP-613 e a “queima de tratores e matança de bois na fazenda Estrela Dalva”, em Mirante do Paranapanema (SP), explicitam marcos de memória vividos em meio ao processo de lutas. Evidenciam, então, valores sendo (re)construídos, principalmente no que concerne ao direito moral a terra. Por meio de fontes orais e da imprensa regional, discuto o modo como se deu essa história. 

Biografia do Autor

Maria Celma Borges, Universidade de Mato Grosso do Sul

Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

BORGES, M. C. De pobres da terra ao Movimento Sem Terra: práticas e representações camponesas no Pontal do Paranapanema – SP. Tese de Doutoramento. Departamento de História, Faculdade de Letras e Ciências Humanas (FLCH), Universidade Estadual Paulista (UNESP). Assis (SP), 2004. 391 p.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Igrejas e problemas da terra. São Paulo: Paulinas, 1980.

COSTA, C. B. Vozes da terra – Indaiá: “O porto das esperanças”, 1980-1990. Tese de Doutoramento em história social. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 1993.

MARTINS, J. de S. Não há terras para plantar neste verão. Petrópolis (RJ): Vozes, 1988.

MORAES SILVA, M. A. de. “A terra no imaginário dos migrantes temporários”. História Oral. São Paulo, Associação Brasileira de História Oral. n. 4, jun. 2001.

NEVES, F. de C. A Multidão e a História: saques e outras ações de massas no Ceará. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. (outros diálogos).

THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

Downloads

Publicado

02-06-2023

Como Citar

Celma Borges, M. (2023). Nos marcos de memória a (re)construção do direito moral: práticas de luta dos Sem–Terra no Pontal do Paranapanema (SP). História Social, (12), 53–71. https://doi.org/10.53000/hs.n12.196