Memórias da luta pela terra na Baixada Fluminense

Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica, RJ: EDUR, 2008, 101 p.Bráulio Rodrigues da Silva; Leonilde Servolo de Medeiros, organização, apresentação e notas.

Autores

  • Ana Lúcia da Costa Silveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n16.244

Palavras-chave:

Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Sistema agrário

Resumo

A historiografia da questão agrária brasileira no pós-1930 pode ser encontrada em diversos títulos da literatura acadêmica sobre o mundo rural brasileiro. A abundância de publicações acerca do assunto, ao mesmo tempo em que é benéfica por enriquecer o debate sobre o tema, igualmente contribui para esmaecer a sua originalidade. Nesse contexto, obras como Memórias da luta pela terra na Baixada Fluminense se destacam exatamente por enriquecer o citado debate, mas sem perder a originalidade. Ainda que delimite a temática ao estado do Rio de Janeiro, a obra apresenta situações comuns a outras regiões do país no que tange à luta pela posse da terra.

Biografia do Autor

Ana Lúcia da Costa Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Referências

SILVA, Bráulio Rodrigues da; MEDEIROS, Leonilde Servolo de (orgs.). Memórias da luta pela terra na Baixada Fluminense. – Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica, RJ: EDUR, 2008, 101 p.

Downloads

Publicado

25-05-2023

Como Citar

Costa Silveira, A. L. da. (2023). Memórias da luta pela terra na Baixada Fluminense: Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica, RJ: EDUR, 2008, 101 p.Bráulio Rodrigues da Silva; Leonilde Servolo de Medeiros, organização, apresentação e notas. História Social, (16), 239–244. https://doi.org/10.53000/hs.n16.244

Edição

Seção

Resenhas