A Importância da África para as Ciências Humanas

Autores

  • Robert Slenes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n19.314

Palavras-chave:

História da África, Ciências humanas, Epistemologia, Estudos afro-brasileiros

Resumo

Desde aproximadamente os anos 1960, desmoronou-se boa parte do mundo que as ciências humanas haviam construído. Mais precisamente, houve um profundo “descentramento” (decentering) desse mundo na academia – isto é, uma mudança dos paradigmas que guiam a pesquisa. Quero refletir sobre essa mudança, enfocando particularmente os estudos africanistas. Pretendo abordar meu tema com ênfase na disciplina de história e a partir de três perspectivas. Primeiro, delineio o perfil geral da mudança de paradigmas para propor uma atualização urgente na estrutura curricular das ciências sociais brasileiras. Segundo, discuto trajetórias intelectuais e mudanças institucionais dentro da academia do “centro” como exemplo cabal do descentramento – ou subversão – causado pela “vivência com a periferia”: isto é, pela intensa experiência de pesquisa de campo de estudiosos do Atlântico-norte fora de sua região, e a progressiva incorporação de intelectuais dos países do “Sul” como seus interlocutores. Terceiro, enfoco os estudos afro-brasileiros para sugerir a necessidade de um deslocamento semelhante, operado a partir das “margens” da sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Robert Slenes, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado da Stanford University. Professor da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

AMIN, Samir. L’accumulation à l’échelle mondiale. Critique de la théorie du sous-développement. Paris: Éditions Anthropos, 1970.

ARNOLD, David. Gramsci and Peasant Subalternity in India. In: CHATURVEDI, Vinayak. Mapping Subaltern Studies and the Postcolonial. London: Verso, 2000.

BARRY, Boubacar. La Sénégambie du XVe au XIXe siècle: Traite négrière, Islam et conquête coloniale. Paris: L’Harmattan, 1988.

BARRY, Boubacar. Escrevendo história na África depois da Independência: o caso da Escola de Dakar. In: BARRY, Boubacar. Senegâmbia: o desafío da história regional. Amsterdam/Rio de Janeiro: SEPHIS/Centro de Estudos AfroAsiáticos, Universidade Cândido Mendes, 2000.

BATES, Robert H., V. Y. MUDIMBE, and Jean F. O’BARR. Africa and the Disciplines: The Contributions of Research in Africa to the Social Sciences and Humanities. Chicago: University Of Chicago Press, 1993.

CARDOSO, Fernando Henrique e FALETTO, Enzo. Dependência e desenvolvimento na America Latina: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

CHAKRABARTY, Dipesh. Provincializing Europe: Postcolonial Thought and Historical Difference. Princeton: Princeton University Press, 2000.

CHALHOUB, Sidney e SILVA, Fernando Teixeira da. , “Sujeitos no imaginário acadêmico: escravos e trabalhadores na historiografia brasileira desde os anos 1980”. Cadernos AEL, Campinas, vol. 14, n. 26, 13-57, 2009.

COOPER, Frederick, Et Al. Confronting Historical Paradigms: Peasants, Labor, and the Capitalist World System in Africa and Latin America. Madison: University of Wisconsin Press, 1993.

EHRET, Christopher. History and the Testimony of Language. Berkeley: University of California Press, 2010.

FALOLA, Toyin. Nationalism and African Intellectuals. University of Rochester Press, 2001.

FURTADO, Celso. Formação Econômica Do Brasil. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959.

GENOVESE, Eugene D. Roll, Jordan, Roll: The World the Slaves Made. New York: Pantheon Books [Random House], 1974.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia das letras, 2006 [1976].

GUHA, Ranajit. Elementary Aspects of Peasant Insurgency in Colonial India. Delhi: Oxford University Press, 1983.

GUHA, Ranajit. Subaltern Studies I: Writings on South Asian History and Society. Delhi: Oxford University Press, 1982.

GUTMAN, Herbert G. The Black Family in Slavery and Freedom, 1750-1925. New York: Random House, 1976.

GUTMAN, Herbert G. Work, Culture and Society in Industrializing America. New York: Vintage books [Random House], 1977[1976].

KI-ZERBO, Joseph (coord.). História Geral da África. Vol. I. Metodologia e pré-história da África. UNESCO/ÁTICA, 1982 [1980].

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 9ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2006 [1962].

LEVI, Giovanni. Sobre a Micro-História. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Unesp, 1992 [1991].

LIMA, Henrique Espada. A micro-história italiana: escalas, indícios e singularidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

M’BOKOLO, Elikia. Africa negra - historia e civilizaçoes - t.1: até ao século XVIII. Salvador/São Paulo: EDUFBA/Casa da África, 2009.

M’BOKOLO, Elikia. Africa negra - história e civilizações - t.2: Do século XIX até nossos dias. Lisboa: Colibri, 2007.

MINTZ, Sidney e PRICE, Richard. O Nascimento da cultura afro-americana: uma perspectiva antropológica. Rio de Janeiro: Pallas/Universidade Cândido Menders, 2003 [1976].

PREBISCH, Raul. Dinâmica do desenvolvimento latino-americano. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964.

RANGER, Terence. “The ‘New Historiography’ in Dar es Salaam: An Answer”, African Affairs, Vol 70, n. 278, pp. 50-61 (janeiro de 1971).

RODNEY, Walter. A History of the Guyanese Working People, 1881-1905. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1981.

RODNEY, Walter. Como a Europa subdesenvolveu a África. Lisboa: Seara Nova, 1975. THOMPSON, E.P. A formação da classe operária inglesa. 3 vols. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988 [1963].

VANSINA, Jan. A tradição oral e sua metodologia In: KI-ZERBO, Joseph (coord.). História Geral da África . Vol. I. Metodologia e pré-história da África. UNESCO/ÁTICA, 1982 [1980].

VANSINA, Jan. Living With Africa. Madison: University of Wisconsin Press, 1994.

VANSINA, Jan. Paths in the Rainforests: Toward a History of Political Tradition in Equatorial Africa. Madison: University of Wisconsin Press, 1990.

WALLERSTEIN, Immanuel. The Modern World-System I: Capitalist Agriculture and the Origins of the European World-Economy in the Sixteenth Century. New York: Academic Press, 1974.

Downloads

Publicado

19-05-2023

Como Citar

Slenes, R. . (2023). A Importância da África para as Ciências Humanas. História Social, (19), 19–32. https://doi.org/10.53000/hs.n19.314