La Nueva Canción Chilena

o canto como arma revolucionária

Autores

  • Sílvia Sônia Simões Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n18.355

Palavras-chave:

Chile, M´úsica, Nueva Canción Chilena

Resumo

Este artigo propõe discorrer acerca dos fatores que se conjugaram, no Chile, para a formação e consolidação do movimento artístico-cultural que ficou conhecido como Nueva Canción Chilena, durante o início dos anos de 1960 até 1973, quando foi severamente perseguido com a instalação da ditadura civil-militar neste país.

Biografia do Autor

Sílvia Sônia Simões, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ACEVEDO, Claudio et al. Víctor Jara: obra musical completa. Santiago del Chile: Fundación Víctor Jara, 1996.

ADVIS, Luís. Historia y características de La Nueva Canción Chilena. In: ADVIS, Luis et al (edits). Clásicos de la Música Popular Chilena 1960-1973: Raíces folclóricas. v. II. Santiago de Chile: Publicaciones SCD, Editorial Universidad Católica de Chile, 1998. Disponível em: http://www.portaldemusicalatinoamericana.cjb.net. Acesso em: 28 abr. 2007.

BARRAZA, Fernando. La nueva canción chilena. Santiago de Chile: Quimantú, 1972. Disponível em: http://www.abacq.net. Acesso em: 12 dez. 2006.

DEVÉS VALDÉS, Eduardo. El pensamiento latinoamericano en el siglo XX: desde la CEPAL al neoliberalismo (1950-1990). Tomo II. Buenos Aires: Biblos, 2003.

GARCÍA, José Manuel. La nueva canción chilena. Santiago de Chile: 2001, edição on-line. Disponível em: http://www.trovadores.net. Acesso em: 27 nov. 2006.

GARCIA, Tânia da Costa. Nova Canção: Manifesto e Manifestações latinoamericanas no cenário político mundial dos anos 60. Actas del VI Congreso Latinoamericano de la Asociación Internacional para Estudiode la Música Popular, 2005. Disponível em: http://www.hist.puc.cl. Acesso em: 23 set. 2006.

GONZÁLEZ, Juan Pablo. Evocación, modernización y reivindicación del folclore en la música popular chilena: el papel de la performance. Revista Musical Chilena, Santiago de Chile, v. 50, n. 185, p. 25-37, 1996.

JARA, Joan. Víctor Jara: un canto truncado. Barcelona: Argos Vergara, 1983.

PARRA, Isabel. El libro mayor de Violeta Parra. Madrid: Michay, 1985.

PELLEGRINO Guillermo. Cantares del alma: biografia definitiva de Alfredo Zitarrosa. Buenos Aires: Planeta, 2003.

No hay revoluciones sin canciones. El Siglo, Santiago de Chile, 30 abr. 1970, p. 13.

RIBEIRO, Luiz Dario Teixeira. O contexto de 1968. In: HOLZMANN, Lorena; PADRÓS, Enrique Serra (orgs.). 1968: contestação e utopia. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. p. 19-26.

RODRÍGUEZ MUSSO, Osvaldo. La nueva canción chilena: continuidad y reflejo. La Habana: Casa de las Américas, 1988.

RODRÍGUEZ MUSSO, Osvaldo. Antes de la nueva canción. In: ______. Cantores que reflexionan. Madrid: LAR Ediciones, 1984. Disponível em: http://www.abacq.net. Acesso em: 12 dez. 2006.

RODRÍGUEZ MUSSO, Osvaldo. La Peña de los Parra. In: ______. Cantores que reflexionan. Madrid: LAR Ediciones, 1984. Disponível em: http://www.abacq.net. Acesso em: 12 dez. 2006.

SILVA, Carla de Medeiros. A Nova Canção Chilena (1964-1970) e a busca por uma cultura popular. ANPUH XII Encontro Regional de História, 14 a 18 ago. 2006. Disponível em: http://www.hist.puc.cl. Acesso em: 12 abr.2007.

TORRES ALVARADO, Rodrigo. Cantar la diferencia: Violeta Parra y la canción chilena. Revista Musical Chilena, Santiago de Chile, n. 201, p. 53-73, ene./jun 2004. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo php. Acesso em: 27 mai. 2004.

TORRES ALVARADO, Rodrigo. Calló su voz, mas no su canto. Revista Musical Chilena. Santiago de Chile, v. 52, n. 190, jul. 1998. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo php. Acesso em: 27 mai. 2006.

Downloads

Publicado

24-05-2023

Como Citar

Sônia Simões, S. (2023). La Nueva Canción Chilena: o canto como arma revolucionária. História Social, (18), 137–156. https://doi.org/10.53000/hs.n18.355