La Nueva Canción Chilena

o canto como arma revolucionária

Autores/as

  • Sílvia Sônia Simões Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n18.355

Palabras clave:

Chile, M´úsica, Nueva Canción Chilena

Resumen

Este artigo propõe discorrer acerca dos fatores que se conjugaram, no Chile, para a formação e consolidação do movimento artístico-cultural que ficou conhecido como Nueva Canción Chilena, durante o início dos anos de 1960 até 1973, quando foi severamente perseguido com a instalação da ditadura civil-militar neste país.

Biografía del autor/a

Sílvia Sônia Simões, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Citas

ACEVEDO, Claudio et al. Víctor Jara: obra musical completa. Santiago del Chile: Fundación Víctor Jara, 1996.

ADVIS, Luís. Historia y características de La Nueva Canción Chilena. In: ADVIS, Luis et al (edits). Clásicos de la Música Popular Chilena 1960-1973: Raíces folclóricas. v. II. Santiago de Chile: Publicaciones SCD, Editorial Universidad Católica de Chile, 1998. Disponível em: http://www.portaldemusicalatinoamericana.cjb.net. Acesso em: 28 abr. 2007.

BARRAZA, Fernando. La nueva canción chilena. Santiago de Chile: Quimantú, 1972. Disponível em: http://www.abacq.net. Acesso em: 12 dez. 2006.

DEVÉS VALDÉS, Eduardo. El pensamiento latinoamericano en el siglo XX: desde la CEPAL al neoliberalismo (1950-1990). Tomo II. Buenos Aires: Biblos, 2003.

GARCÍA, José Manuel. La nueva canción chilena. Santiago de Chile: 2001, edição on-line. Disponível em: http://www.trovadores.net. Acesso em: 27 nov. 2006.

GARCIA, Tânia da Costa. Nova Canção: Manifesto e Manifestações latinoamericanas no cenário político mundial dos anos 60. Actas del VI Congreso Latinoamericano de la Asociación Internacional para Estudiode la Música Popular, 2005. Disponível em: http://www.hist.puc.cl. Acesso em: 23 set. 2006.

GONZÁLEZ, Juan Pablo. Evocación, modernización y reivindicación del folclore en la música popular chilena: el papel de la performance. Revista Musical Chilena, Santiago de Chile, v. 50, n. 185, p. 25-37, 1996.

JARA, Joan. Víctor Jara: un canto truncado. Barcelona: Argos Vergara, 1983.

PARRA, Isabel. El libro mayor de Violeta Parra. Madrid: Michay, 1985.

PELLEGRINO Guillermo. Cantares del alma: biografia definitiva de Alfredo Zitarrosa. Buenos Aires: Planeta, 2003.

No hay revoluciones sin canciones. El Siglo, Santiago de Chile, 30 abr. 1970, p. 13.

RIBEIRO, Luiz Dario Teixeira. O contexto de 1968. In: HOLZMANN, Lorena; PADRÓS, Enrique Serra (orgs.). 1968: contestação e utopia. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. p. 19-26.

RODRÍGUEZ MUSSO, Osvaldo. La nueva canción chilena: continuidad y reflejo. La Habana: Casa de las Américas, 1988.

RODRÍGUEZ MUSSO, Osvaldo. Antes de la nueva canción. In: ______. Cantores que reflexionan. Madrid: LAR Ediciones, 1984. Disponível em: http://www.abacq.net. Acesso em: 12 dez. 2006.

RODRÍGUEZ MUSSO, Osvaldo. La Peña de los Parra. In: ______. Cantores que reflexionan. Madrid: LAR Ediciones, 1984. Disponível em: http://www.abacq.net. Acesso em: 12 dez. 2006.

SILVA, Carla de Medeiros. A Nova Canção Chilena (1964-1970) e a busca por uma cultura popular. ANPUH XII Encontro Regional de História, 14 a 18 ago. 2006. Disponível em: http://www.hist.puc.cl. Acesso em: 12 abr.2007.

TORRES ALVARADO, Rodrigo. Cantar la diferencia: Violeta Parra y la canción chilena. Revista Musical Chilena, Santiago de Chile, n. 201, p. 53-73, ene./jun 2004. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo php. Acesso em: 27 mai. 2004.

TORRES ALVARADO, Rodrigo. Calló su voz, mas no su canto. Revista Musical Chilena. Santiago de Chile, v. 52, n. 190, jul. 1998. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo php. Acesso em: 27 mai. 2006.

Publicado

2023-05-24

Cómo citar

Sônia Simões, S. (2023). La Nueva Canción Chilena: o canto como arma revolucionária. História Social, (18), 137–156. https://doi.org/10.53000/hs.n18.355