Diplomacia Hollywoodiana

estado, indústria cinematográfica e as relações interamericanas durante a II Guerra Mundial

Autores

  • Erica Gomes Daniel Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n20.417

Palavras-chave:

Cinema, Política externa, II Guerra Mundial

Resumo

O artigo visa discutir a colaboração dos grandes estúdios cinematográficos norte-americanos nos projetos desenvolvidos pelo governo F. D. Roosevelt para a América Latina, no contexto da II Guerra Mundial. Para compreender tal relação, analisaremos a atuação da Motion Pictures Society for the América (MPSA). Sua função era, principalmente, estimular entre os membros da indústria cinematográfica um esforço cooperativo, diante dos projetos governamentais que visavam à utilização do cinema como veículo
de promoção de melhores relações entre todas as repúblicas americanas, e incentivar produções privadas que remetessem a temáticas relacionadas à guerra.

Biografia do Autor

Erica Gomes Daniel Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente cursa o pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense.

Referências

COOMBS, Phillip H. The Fourth Dimension of Foreign Policy: Educational and Cultural Affairs. New York, Harper &Row Publisher, 1964.

EPSTEIN, Eduard Jay. O Grande Filme. Dinheiro e poder em Hollywood. São Paulo: Summus, 2008.

FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Diplomacia em Celulóide: Walt Disney e a política de boa vizinhança. Transit Circle, vol. 3, 2004, p. 60-79.

GABLER, Neal. Walt Disney: o Triunfo da Imaginação Americana. Osasco-São Paulo: Nosso Século Editora, 2009.

KOPPES, Clayton R. e BLACK, Gregory D. Hollywood Goes to War. How politics, profits and propaganda shaped World War II movies. Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 1990.

LESSA, Mônica Leite. "Relações Culturais Internacional", in: MENEZES, Lená Medeiros; ROLLEMBERG, Denise; e MUNTEAL FILHO, Oswaldo. Novos olhares sobre o político: novas perspectivas, novas abordagens e novos problemas, Rio de Janeiro: EDUERJ, 2002, p. 12.

MAUAD, Ana Maria. "Genevieve Naylor, fotógrafa: impressões de viagem (Brasil, 1941-1942)", Revista Brasileira de História, vol 25, n. 49, São Paulo, jan./junho, 2005.

_____. "As três Américas de Carmem Miranda: Cultura política e cinema no contexto da política de boa-vizinhança", Revista de Estudos

Americanos, Rio de Janeiro, vol. 1, n. 1, 2002.

MESQUITA, Silvana de Queiroz Nery. "A Política Cultural norte-americana no Brasil: o caso do OCIAA e o papel das Seleções Reader's Digest 1940-1946". Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UERJ, 2002.

NOGUEIRA, João Pontes e MESSARI, Nizar. Teoria das Relações Internacionais. Correntes e Debates. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

PURCELL, Fernando. "Cine, propaganda Y el mundo de Disney en Chile durante la Segunda Guerra Mundial", Historia, n. 43, vol. 2, JulioDiciembre, 2010, p. 487-522.

ROWLAND, Donald, W. (dir.). History of the Office of the Coordinator of Inter-American Affairs – Historical Reports on War Administration, Washington: Government Printing Office, 1947.

TOTA, Pedro A. O Imperialismo Sedutor. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Downloads

Publicado

11-03-2012

Como Citar

Gomes Daniel Monteiro, E. (2012). Diplomacia Hollywoodiana: estado, indústria cinematográfica e as relações interamericanas durante a II Guerra Mundial. História Social, (20), 41–61. https://doi.org/10.53000/hs.n20.417