Quadrinhos e pensamento social brasileiro

mitos de origem em Pererê e a defesa dos quadrinhos brasileiros

Autores

  • Ivan Limas Gomes Universidade Federal Fluminense.

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v15i20.418

Palavras-chave:

Quadrinhos, Ziraldo, Nacionalismo

Resumo

Ao longo das décadas de 1950 e 1960, pessoas ligadas aos quadrinhos no Brasil começaram a lutar em defesa de mais espaço no mercado brasileiro de quadrinhos, basicamente dominado por publicações norte-americanas. Uma revista importante neste processo foi Pererê (1960-1964), de Ziraldo. Esta revista apresentava as aventuras de personagens ligadas ao folclore brasileiro. Nossa tarefa aqui será analisar alguns quadrinhos que apresentavam as origens do personagem-título, e a relação entre estes com algumas ideias sobre a formação do Brasil, como as homologias entre estes pontos e as demandas em torno da nacionalização dos quadrinhos no Brasil.

Biografia do Autor

Ivan Limas Gomes, Universidade Federal Fluminense.

Doutorado da Universidade Federal Fluminense. Professor da Universidade Federal de Goiás.

Referências

ALVES, Bruno Fernandes. A identidade nacional na pós-modernidade: o caso dos quadrinhos brasileiros. Disponível em:

http://www.ppgcomufpe.com.br/arquivos/PUBLICACAO_DISCENTE/bruno.doc. s/d.

BEATY, Bart. Fredric Wertham and the critique of mass culture. Jackson, MS: University Press of Mississippi, 2005.

BILAC, Olavo. “Música brasileira”. In: A tarde [1919]. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000251.pdf

(acesso em 10 de maio de 2010).

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BLONSKI, Míriam Stella. “Saci, de Monteiro Lobato: um mito nacionalista”. Em Tese, Belo Horizonte, v. 8: p. 163-171, Dez. 2004 Disponível em. http://www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_pgs/Em-tese-2003-pdfs/19-Miriam-Stella-Blonski.pdf (acesso em 20 de março de 2010).

CASCUDO, Luis da Câmara. Geografia dos mitos brasileiros. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EdUSP, 1983.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. São Paulo, SP: Círculo do Livro, s/d.

GUAZZELLI, Eleomar. “La historieta en Rio Grande do Sul”. Revista Latinoamericana de Estudios sobre la Historieta, v. 4, n. 16: p. 239-256, Dez. 2004. Disponível em: http://www.rlesh.110mb.com/16/16_guazzelli.html (Acesso em 01/03/2009).

GUAZELLI Filho, Eloar. Canini e o anti-herói brasileiro: do Zé Candango ao Zé – realmente – Carioca. São Paulo, 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo.

IANNI, Octávio. “Tendências do pensamento brasileiro”. Tempo Social. Rev. Sociol. USP. São Paulo, 12: 55-74, Nov. 2000. Disponível em:

http://www.fflch.usp.br/sociologia/temposocial/site/images/stories/edicoes/v122/ianni.pdf (acesso em 20 de março de 2010).

JUNIOR, Gonçalo. A Guerra dos Gibis: formação do mercado editorial brasileiro e a censura nos quadrinhos. 1933-64. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2004.

LOBATO, Monteiro. O Sacy Pererê: resultado de um inquérito. Rio de Janeiro, RJ: Gráfica JB S. A., 1998.

MOREIRA, Luiza Franco. Meninos, poetas e heróis: aspectos de Cassiano Ricardo do Modernismo ao Estado Novo. São Paulo: EdUSP, 2001.

MOYA, Álvaro; OLIVEIRA, Reinaldo. “História (dos quadrinhos) no Brasil”. In: MOYA, Álvaro (org.). Shazam!. 2ª edição. São Paulo, SP: 1972.

NYBERG, Amy Kiste. Seal of Approval: the history of the Comics Code. Jackson, MS: University Press of Mississipi, 1998.

OLIVEIRA, Vera Lúcia. Poesia, mito e história no modernismo brasileiro. São Paulo, SP/Blumenau, SC: UNESP/FURB, 2002. ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

PIMENTEL, Sidney Valadares. Feitiço contra o feiticeiro: histórias em quadrinhos e manifestação ideológica. Goiânia: CEGRAF/UFG, 1989.

RICARDO, Cassiano. Martim Cererê. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.

RODITI, Itzhak. Dicionário Houaiss de física. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

SILVA, Ana Paula. Pelé e o complexo de vira-latas: discursos sobre raça e modernidade no Brasil. Rio de Janeiro, 2008. Tese (Doutorado em Antropologia Cultural). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, Marcos Antonio da. Prazer e poder do Amigo da Onça, 1943-1962. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

VELLOSO, Mônica Pimenta. Percepções do moderno: as revistas do Rio de Janeiro. In: NEVES, Lúcia M. B.; MOREL, Marco; FERREIRA, Tânia M. B. C.. História e imprensa: representações culturais e práticas de poder. Rio de Janeiro: DP&A/FAPERJ, 2006.

WRIGHT, Bradford. Comic book nation: the transformation of youth in America. Baltimore: The John Hopkins UP, 2003.

Downloads

Publicado

11-03-2012

Como Citar

Limas Gomes, I. (2012). Quadrinhos e pensamento social brasileiro: mitos de origem em Pererê e a defesa dos quadrinhos brasileiros. História Social, 15(20), 63–82. https://doi.org/10.53000/hs.v15i20.418