A temática indígena nos livros didáticos do Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v19i27/28.5170

Palavras-chave:

Ensino de história, Temática indígena, Livro didático

Resumo

Passados quinze anos da promulgação de Lei 11.645/08, este artigo tem por objetivo analisar como a temática indígena vem sendo abordada em sala aula a partir das representações presentes nos livros didáticos de História, do Novo Ensino Médio. Por muito tempo a história e os manuais didáticos contribuíram para a construção de estereótipos e preconceitos em relação aos povos indígenas, ao representa-los como povos genéricos, quase extintos e presos ao passado colonial. Em vista disso, a analise destaca os avanços em relação a temática indígena, fundamentais para a superação de visões estereotipadas e para a valorização dos povos indígenas como sujeitos históricos atuantes.

Biografia do Autor

Malena Silva Moreira, Universidade do Sul e Sudeste do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Thiago Monteiro de Souza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Referências

ABUD, Kátia Maria. Ensino de História e Base Nacional Comum Curricular: desafios, incertezas e possibilidades. In: RIBEIRO JÚNIOR, Halfred Carlos; VALÉRIO, Mairon Escorsi (orgs.). Ensino de história e currículo: reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular. Formação de professores e prática de ensino. Jundiaí: Paco editorial, 2017.

ALMEIDA, Maria Celestino. A atuação dos indígenas na História do Brasil: revisões historiográficas. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 37, nº 75, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/b7Z47VbMMmvPQwWhbHfdkpr/?format=pdf.

ALMEIDA, Maria Regina Celestino. Identidades Étnicas e Culturais: novas perspectivas para a história indígena. In: ABREU, Martha. SOIHET, Raquel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticos e metodologia. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

BITTENCOURT, Circe. Livros didático e conhecimento histórico: Uma história do saber escolar. São Paulo: Loyola, 1990, p. 23-13.

BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In: O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2005. pp 66-90.

BERUTI, Flavio; MARQUES, Ademar. Os conhecimentos prévios são importantes? In: Ensinar e aprender história. – Belo Horizonte,: RHJ, 2009.

CHARTIER, Roger. A História Cultural ⎯ entre práticas e representações, Lisboa: DIFEL, 1990.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, jan./abr. 1991.

CHOPPIN, Alain. História dos Livros e das Edições Didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa, São Paulo, n.3, p.549-566, set./dez. 2004.

GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v.1, n.1, 1998. p. 5-27.

LEVI. Giovanni. O trabalho do historiador: pesquisar, resumir, comunicar. Tempo, Niterói, v. XX, n.20, p. 1-20, jan/jun. 2014.

MEDEIROS, Juliana Schneider. Povos indígenas e a Lei nº 11. 645: (in)visibilidades no ensino de história do Brasil. In: Povos Indígenas & educação/ Maria Aparecida Bergamaschi, Maria Isabel Habckost Dalla Zen, Maria Luísa Merino de Freitas Xavier (organizadoras). – 2.ed. – Porto Alegre: Mediação, 2012.

MEINERZ, Carla. Esteriótipos. In: Dicionário de Ensino de História/ Coordenação: Marieta de Moraes Ferreira, Margarida Maria Dias de Oliveira. – Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

MONTEIRO, John Manuel. Tupi, tapuia e historiadores: estudos de história indígena e do indigenismo. Tese de Livre Docência. IFCH, Unicamp, 2001.

NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. Vol. 13, 1993. p. 143-162.

REVEL, Jacques. “Entrevista com Jacques Revel”. Revista Topoi. Vol. 10, número 18, janeiro de 2009, pp. 67-76

SILVA, Cristiane Bereta. Conhecimento histórico escolar. In: FERREIRA, Marieta de Moraes, OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (orgs.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Como Citar

Moreira, M. S., & Souza, T. M. de. (2025). A temática indígena nos livros didáticos do Novo Ensino Médio. História Social, 19(27/28), 691–709. https://doi.org/10.53000/hs.v19i27/28.5170