O trabalhador rural nas fontes da Justiça do Trabalho (Vitória da Conquista-Ba, 1963 – 1982)

Autores

  • Rita de Cássia Mendes Pereira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n21.911

Palavras-chave:

Trabalhadores, Justiça do trabalho, Gênero, Lutas sociais

Resumo

O Laboratório de História Social do Trabalho da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (LHIST/Uesb) tem sob a sua guarda cerca de 80.000 documentos – processos trabalhistas, livros de registros, atas de reuniões e resumos de sentenças – produzidos pela Junta de Conciliação e Julgamento de Vitória da Conquista nas quatro últimas décadas do século XX. Sobre esta documentação a equipe de pesquisadores do LHIST/Uesb tem empenhado esforços, no sentido de sua conservação preventiva, inventariação e sumariação. Tem se dedicado, ainda, ao trabalho de catalogação e análise de dados do acervo. Os dados obtidos são cotejados com informações resgatadas de outros grupos documentais, presentes em acervos públicos e privados da Região Sudoeste da Bahia, elucidativos do desenvolvimento da economia regional, dos modos de organização e das formas de expressão do pensamento político de patrões e trabalhadores no período. Os resultados obtidos são reveladores da importância das condições de gênero e idade na definição das
relações de trabalho nos setores rural e urbano da economia e das distintas abordagens sobre o trabalho da mulher, do menor, dos trabalhadores rurais. Revelam, também, diferenças significativas quanto à natureza das reivindicações e às estratégias de luta adotadas, consoante o perfil dos trabalhadores que recorreram à Justiça do Trabalho pelo cumprimento da legislação trabalhista e pela ampliação de direitos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Mendes Pereira, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorado da Universidade Federal da Bahia. Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 

Referências

DUTRA NETO, Claudionor. Desenvolvimento Regional e Agronegócio: Vitória da Conquista. [s. n.], 2009.

FERRAZ, Ana Emília de Quadros. O urbano em construção – Vitória da Conquista: um retrato de duas décadas. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2001.

MEDEIROS, Maria Servolo de. “Os trabalhadores do campo e o desencontro nas lutas por direitos”, in CHEVITARESE, André Leonardo (Org.). O campesinato na história. Rio de Janeiro: Relume Dumará: FAPERJ, 2002.

NEGRO, A. L.. “O que a Justiça do Trabalho não queimou: novas fontes para o estudo do trabalho no século XX”, Politeia: História e Sociedade, Vitória da Conquista. v. 6, n. 1, p. 193-209. 2006.

SANTOS, Antônio Luiz. Produção de Riqueza e Miséria na Cafeicultura. As transformações recentes do espaço rural nos municípios de Vitória da Conquista e Barra do Choça – Bahia. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Pernambuco. Recife. 1987.

SOUZA, E. A. O. Lei e Costume: experiências de trabalhadores na Justiça do Trabalho (Recôncavo Sul, Bahia, 1940-1960). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2008.

Downloads

Publicado

26-12-2012

Como Citar

Cássia Mendes Pereira, R. de. (2012). O trabalhador rural nas fontes da Justiça do Trabalho (Vitória da Conquista-Ba, 1963 – 1982). História Social, (21), 47–63. https://doi.org/10.53000/hs.n21.911