Massú, o curandeiro

um mestre das “ciências ocultas” na Vila de Bonfim de Feira, interior da Bahia (1956-1965)

Autores

  • Josivaldo Pires de Oliveira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n21.915

Palavras-chave:

Curandeirismo, Repressão policial, Cultos afro-brasileiros

Resumo

Em 1956, no interior da Bahia, a justiça denunciou um homem de alcunha Massú. Acusado de crimes contra a saúde pública, Massú respondeu processo por exercer práticas de curandeirismo. Entretanto, na busca de apreensão as autoridades policiais encontraram um conjunto de objetos sagrados que insinuavam o assentamento de Exu, nas dependências de sua residência. A trama do curandeiro Massú é o objeto do presente artigo. Com base na legislação penal e nas peças do processo criminal movido contra o referido curandeiro, procuro revelar facetas da repressão ao curandeirismo e, por conseguinte, aos cultos afro-brasileiros no interior da Bahia em meados do século XX.

Biografia do Autor

Josivaldo Pires de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutorado da Universidade Federal da Bahia.

Referências

BRASIL: Histórias, costumes e lendas. São Paulo: Editora Três, 1969.

CAROSO, Carlos e RODRIGUES, Núbia. “Exus no candomblé de caboclo”, in PRANDI, Reginaldo (org.). Encantaria brasileira: o livro dos mestres, caboclos e encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.

CELESTINO, Mônica. “Cosme de Farias: advogado dos pobres”, in Memórias da Bahia. Salvador: Empresa Baiana de Jornalismo S. A., 2002

LAPLACE, Urbain. São Cipriano, o legítimo capa preta: rezas, orações e esconjuros extraídos de seu manuscrito original. São Paulo: Luzeiro Ltda, s/d.

OLIVEIRA, Josivaldo Pires de. “Cosme de Farias e os capoeiras na Bahia: um capítulo de história e cultura afro-brasileira”, Sankofa – Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, São Paulo, USP, nº 4, 2009.

OLIVEIRA, Josivaldo Pires de. Adeptos da mandinga: candomblés, curandeiros e repressão policial na Princesa do Sertão (Feira de Santana-BA, 1938-1970). Tese de Doutorado. Salvador: Pós-Afro/UFBA, 2010.

PARÉS, Luis Nicolau. A formação do candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

REIS, João José. “A magia jeje na Bahia: a invasão do calundu da Rua do Pasto de Cachoeira, 1785”, Revista Brasileira de História, nº 16, 1988, p. 57-82.

REIS, João José. “Nas malhas do poder escravista: a invasão do candomblé do accú”, REIS, João José e SILVA, Eduardo. Negociação e conflito: a resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

SENNA, Ronaldo de Salles. Feira de encantados – uma panorâmica da presença afro-brasileira em Feira de Santana: construções simbólicas e resignificações. Tese de progressão para professor titular. Feira de Santana: UEFS, 2008.

SILVA, Vagner Gonçalves. Candomblé e umbanda: caminhos da devoção brasileira. 2. ed. São Paulo: Selo Negro – Grupo Summus, 2005.

Downloads

Publicado

26-12-2012

Como Citar

Oliveira, J. P. de. (2012). Massú, o curandeiro: um mestre das “ciências ocultas” na Vila de Bonfim de Feira, interior da Bahia (1956-1965). História Social, (21), 151–170. https://doi.org/10.53000/hs.n21.915