Fotografias e a revolução de 1930

um possível enfoque para o uso das fotografias como documento histórico

Autores

  • Tiago de Oliveira Bruinelli Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v15i21.917

Palavras-chave:

Revolução, Fotografias

Resumo

Propõe-se discutir possíveis usos da fotografia como documento histórico, levando em consideração subjetividades, limites e possibilidades para ampliar debates sobre a “Revolução” de 1930, um dos mais significativos eventos da história brasileira; já que o uso da fonte fotográfica vem acrescentar ao que já foi pesquisado, novos ângulos, leituras e perspectivas e/ou também corroborar
evidências históricas já constatadas. Utiliza-se autores que propõem o uso da fotografia como mais uma ferramenta possível na construção dos objetos históricos, como Erwin Panofsky, Peter Burke, Boris Kossoy, Phillipe Dubois, Joan Fontcuberta, Vilém Flusser, etc.

Biografia do Autor

Tiago de Oliveira Bruinelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Referências

ALVES, José Francisco. A escultura pública de Porto Alegre. História, contexto e significado. Porto Alegre-RS: Artfolio, 2004. p. 240.

BARTHES, Roland. “Reality effect”, in BARTHES, Roland. The rustle of language. Oxford-Inglaterra: Blackwell, 1986. p. 145.

BORGES, Maria Eliza Linhares. História e Fotografia. São Paulo – SP: Autêntica, 2003, p. 138.

BURKE, Peter. Testemunha Ocular: História e Imagem. Bauru-SP: EDUSC, 2004. p. 270.

CARDIM, Carlos Henrique, Revolução de 1930 – Textos e Documentos, 2 volumes, Editora da UNB, 1982.

CARDOSO, Ciro Flamarion, MAUAD, Ana Maria. “História e Imagem: os exemplos da fotografia e do cinema”, in CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da História: ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro-RJ: Campus, 1997, p. 401-417.

DUBOIS, Philippe. O Ato fotográfico e outros ensaios. 3° Ed. Campinas-SP: Papirus, 1993.

FAUSTO, Boris. A revolução de 1930 – Historiografia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: HUCITEC, 1985, p. 92.

FONTCUBERTA, Joan. El beso de Judas – Fotografía y Verdad. BarcelonaEspanha: GG, 2002. p. 191.

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Centro De Pesquisa E Documentação de História Contemporânea Do Brasil. A revolução de 1930 e seus

antecedentes. 1ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980, p. 213.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 1999. p. 149.

MARTINS, Luciano. “A revolução de 1930 e seu significado político”, in A revolução de 30 – Seminário Internacional realizado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro – RJ, 1980: Editora da UNB, 1983,

p. 671– 689;

O Exército na história do Brasil – Rio de Janeiro-RJ: Biblioteca do Exército Editora; Salvador-BA: Odebrecht, 1998. 3 Vol. p. 346.

PAIVA, Eduardo França. História & Imagens. São Paulo – SP: Autêntica, 2002, p. 138.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo – SP: Debates, 2002, p. 440.

Revista O Globo Especial “A revolução de Outubro de 1930”. Editora do Globo, 1931.

Downloads

Publicado

11-01-2013

Como Citar

Oliveira Bruinelli, T. de. (2013). Fotografias e a revolução de 1930: um possível enfoque para o uso das fotografias como documento histórico. História Social, 15(21), 191–211. https://doi.org/10.53000/hs.v15i21.917