A cidade como programa

escola pública e vida urbana na capital da Velha República

Autores

  • André Luiz Paulilo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v15i21.918

Palavras-chave:

Políticas públicas de educação, Reforma educacional, Escolarização 1922-1935, História cultural da educação, Urbanização

Resumo

O artigo discute a relação entre escola e cidade na capital do Brasil nos anos 20 e 30. Tem por objetivo trazer elementos para identificar as mudanças ocorridas nos programas escolares com a assunção geral e vertiginosa do urbano. O estudo caracteriza aspectos das estratégias de administração da educação pública desenvolvidas na cidade do Rio de Janeiro para a consolidação de instrumentos de intervenção social. Visando seu propósito educativo, os programas escolares produziram representações positivas da cidade e da vida urbana, colocando a educação como eixo do progresso. Procura-se analisar a inserção dos temas urbanos nos programas escolares com vista a apontar o lugar da escola na cidade.

Biografia do Autor

André Luiz Paulilo, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

11-01-2013

Como Citar

Paulilo, A. L. (2013). A cidade como programa: escola pública e vida urbana na capital da Velha República. História Social, 15(21), 213–235. https://doi.org/10.53000/hs.v15i21.918