O ensino profissional feminino na cidade de Curitiba no despontar do século XX

Autores

  • Etelvina Maria de Castro Trindade Universidade Tuiuti do Paraná
  • Eliane Mimesse Prado Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v15i21.919

Palavras-chave:

Educação feminina , Ensino profissional, História da educação

Resumo

Apresentam-se aspectos do ensino profissional feminino na cidade de Curitiba, nos décadas iniciais do século XX. Objetivou-se entender a inserção dessa mão de obra no mercado de trabalho local e seu acesso a cursos profissionais. As fontes primárias foram compostas por documentos, periódicos e revistas da época. Concluiu-se que o movimento feminino em prol do trabalho foi concomitante às ações da sociedade para torná-lo invisível; essa utilizou reiteradamente ideias tácitas sobre a fragilidade, a ingenuidade intelectual e o papel maternal das mulheres.

Biografia do Autor

Etelvina Maria de Castro Trindade, Universidade Tuiuti do Paraná

Pós-doutorado da Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris III. Professora Adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná.

Eliane Mimesse Prado, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutorado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

Referências

FERREIRA da COSTA, Maria J. F. (Org.). A dimensão de um homem: Lysimaco Ferreira da Costa - educador. Curitiba: Imprensa da UFPR, 1987.

MIMESSE, Eliane. A educação e os imigrantes italianos: da escola de Primeiras Letras ao Grupo Escolar. 2. ed. São Paulo: Iglu, 2010.

NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU, 1976.

NAGLE, Jorge. “A educação na Primeira República”, in FAUSTO, B. (Org.) História Geral da Civilização Brasileira. O Brasil Republicano: sociedade e instituições. (1889-1930). Tomo III. 2º volume. 3. ed. São Paulo: DIFEL, 1985. p. 261-291.

SOARES de ALMEIDA, Jane. “Mulheres na educação: missão, vocação e destino? A feminização do Magistério ao longo do século XX”, in SAVIANI, D. et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas/SP: Autores Associados, 2004, p. 59-108.

SOARES de ALMEIDA, Jane. “Co-educação ou classes mistas? Indícios para a historiografia escolar (São Paulo 1870-1930)”, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 213/214, p. 64-78, maio/dez. 2005.

TRINDADE, Etelvina M. de C. Clotildes ou Marias: mulheres de Curitiba na Primeira República. Curitiba: Fundação Cultural, 1996.

Downloads

Publicado

11-01-2013

Como Citar

Castro Trindade, E. M. de, & Mimesse Prado, E. (2013). O ensino profissional feminino na cidade de Curitiba no despontar do século XX. História Social, 15(21), 237–251. https://doi.org/10.53000/hs.v15i21.919