Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5 ; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as imagens e tabelas estão em arquivos separados, com legendas, referências e posicionamentos indicados no corpo do texto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Formatação.
  • O texto está de acordo com as Diretrizes éticas da revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A História Social, revista discente do Programa de Pós-Graduação em História da UNICAMP, é um período científico voltado para publicação e divulgação de trabalhos acadêmicos dedicados aos estudos históricos — especialmente, mas não exclusivamente, produzidos por historiadores e realizados a partir do instrumental historiográfico.

A revista aceita apenas artigos e resenhas, inéditos e originais, os quais podem ser enviados para a seção livre, que recebe textos em fluxo contínuo, ou para os dossiês temáticos, seguindo os prazos previstos na sua chamada. 

No fluxo contínuo, os textos podem ser enviados a qualquer momento, sem precisar esperar a abertura de uma chamada para publicação; ademais, eles são publicados quando a sua avaliação e revisão é encerrada, sem precisar aguardar a finalização de todos os textos daquela edição da revista. 

Cada autor pode ter apenas um texto em avaliação na revista por vez, independentemente do formato. 

O processo de submissão é realizado inteiramente pelo Sistema OJS e o seu tutorial de uso está disponível em VÍDEO e PDF

A revista é publicada somente em formato eletrônico. Após ter um texto aceito, o autor só poderá realizar novos envios à HS após 2 anos, a contar a partir da data de publicação. 

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para rhs@unicamp.br com o assunto “Dúvidas sobre submissão”.

Artigos

Seção destinada à publicação de artigos originais.

Dossiê

Seção destinada à publicação dos artigos do dossiê temático de cada número.

Resenhas

Seção destinada à publicação de resenhas de livros publicados recentemente.

As resenhas deverão ser referentes a obras publicadas no Brasil há no máximo 5 anos ou, se publicadas no exterior, há no máximo 10 anos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.