Machado de Assis e o seu convite à leitura do Jornal das Famílias
DOI:
https://doi.org/10.53000/hs.v16i22/23.1202Palavras-chave:
Machado de Assis, Jornal das Famílias, LeituraResumo
Machado de Assis publicou vários contos, entre 1864 e 1878, numa revista de moda e literatura, denominada Jornal das Famílias. Sua participação naquelas páginas foi marcada pela necessidade de corresponder às expectativas de um editor cioso pela manutenção da revista e de um público que variava entre pais cautelosos e jovens mocinhas. Enquanto os primeiros tentavam vigiar aquilo que suas filhas liam, as outras pareciam mais interessadas pelas movimentadas tramas, protagonizadas por personagens femininas imaginativas, e que invertiam a ordem social na qual estavam submetidas. Este artigo tem como objetivo principal analisar os espaços oferecidos por Machado de Assis aos seus leitores e leitoras, bem como a importância dada pelo literato para a leitura, como prática de formação feminina.Referências
BROCA, Brito. “Entre a política e as letras”. In:Machado de Assis e a política. São Paulo: Polis, 1983.
CHARTIER, Roger. A história cultural –Entre práticas e representações. Lisboa: Difel, Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.
EL FAR, Alessandra. Páginas de sensação: literatura popular e pornográfica no Rio de Janeiro (1870-1924). São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
GRANJA, Lúcia. “Novas Confissões sobre um conto polêmico de Machado de Assis”. Machado de Assis em linha . N. 1. Junho de 2008.
MAGALHÃES Júnior, Raimundo. Machado de Assis: Vida e obra. Rio de Janeiro: Record, 2008. v. 1.
MASSA, Jean-Michel. Dispersos de Machado de Assis. Rio de Janeiro: INL, 1965.
PEREIRA, Cilene Margarete. Jogos e cenas do casamento: construção e elaboração das personagens e do narrador machadianos em Contos Fluminenses e Histórias da Meia-noite. Tese de doutorado em Teoria Literária, Unicamp, 2008
SILVEIRA, Daniela Magalhães da. Contos de Machado de Assis: leituras e leitores do Jornal das Famílias. Dissertação de mestrado em História, Unicamp, 2005.
SILVEIRA, Daniela Magalhães da. Fábrica de contos: literatura e ciência em Machado de Assis. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 História Social
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.