As imagens das multidões nos cinejornais de primeiro de maio do Estado Novo

Autores

  • Cássio dos Santos Tomaim Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v9i11.150

Palavras-chave:

Multidão, Cinejornal, Estado Novo

Resumo

Este artigo analisa as significações das imagens das multidões nos cinejornais de Primeiro de Maio do Estado Novo, buscando compreender como o discurso cinematográfico contribuiu para a legitimação do regime e a criação do mito Vargas. Procuramos demonstrar que as imagens das multidões são elementos importantes para a diegese deste cinema de propaganda e que deveriam ser contempladas em sua totalidade; qualquer menção ao indivíduo era um risco que poderia quebrar o anel ao qual elas estavam circunscritas e provocar a desagregação, a não eficácia do “ideal totalitário” que constituía a propaganda política estadonovista.

Biografia do Autor

Cássio dos Santos Tomaim, Universidade Estadual Paulista

Doutorado da Universidade Estadual Paulista. Professor associado II da Universidade Federal de Santa Maria.

 

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Publicado

11-01-2011

Como Citar

Santos Tomaim, C. dos. (2011). As imagens das multidões nos cinejornais de primeiro de maio do Estado Novo. História Social, 9(11), 41–74. https://doi.org/10.53000/hs.v9i11.150