As imagens das multidões nos cinejornais de primeiro de maio do Estado Novo
DOI:
https://doi.org/10.53000/hs.v9i11.150Keywords:
Multidão, Cinejornal, Estado NovoAbstract
Este artigo analisa as significações das imagens das multidões nos cinejornais de Primeiro de Maio do Estado Novo, buscando compreender como o discurso cinematográfico contribuiu para a legitimação do regime e a criação do mito Vargas. Procuramos demonstrar que as imagens das multidões são elementos importantes para a diegese deste cinema de propaganda e que deveriam ser contempladas em sua totalidade; qualquer menção ao indivíduo era um risco que poderia quebrar o anel ao qual elas estavam circunscritas e provocar a desagregação, a não eficácia do “ideal totalitário” que constituía a propaganda política estadonovista.
References
ARÊAS, Luciana Barbosa. “As comemorações do Primeiro de Maio no Rio de Janeiro (1890-1930)”. Revista História Social, Campinas/São Paulo: Unicamp, n. 4/5, dez./jan. 1997/1998, pp. 9-28.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Ciadas Letras. 1989.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, v. 1, 1985.
BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas idéias do sublime e do belo. Trad. Enid Abreu Dobránszky. Campinas, SP: Papirus, 1993.
CANETTI, Elias. Massa e poder. São Paulo: Cia das Letras. 1995.
CARONE, Edgar. O Estado Novo (1937-1945). Rio de Janeiro: Difel,1976.
COCHART, Dominique. “As multidões e a Comuna: Análise dos primeiros escritos sobre psicologia das multidões”. Revista Brasileira de
História, São Paulo: ANPUH, n. 20, v. 10, mar./ago. 1991, pp. 113-128.
FREUD, Sigmund. “Psicologia das massas e análise do eu”. In: Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Editora Delta, v. 9, s.d., p. 55.
GIRARDET, Raoul. Mitos e mitologias políticas. Trad. Maria Lucia Machado. São Paulo: Cia das Letras, 1987.
GOULART, Silvana. Sob a verdade oficial: ideologia, propaganda e censura no Estado Novo. São Paulo: Marco Zero, 1990.
IUSKOW, Cristina. “Multidões em coro”. Esboços. Florianópolis, Santa Catarina, UFSC, n.8, v.8, 2000, pp. 63-70.
LE BON, Gustave. Psicologia das multidões. Lisboa, Portugal: Edições Roger Delraux, 1980.
LEMOS, Pinheiro. “Cinema XIII”. Revista Cultura Política, ano 2, n. 16, jun. 1942. p. 378. In: CARDOSO, Lúcio. Cinema: coletânea de textos da revista Cultura Política. Coleta de textos por José Inácio de Melo e Souza. Rio de Janeiro, 1941-4. Incl. textos sobre cinema de Pinheiro Lemos e relatórios publicados sobre as atividades do DNP e DIP.
PARANHOS, Adalberto. O Roubo da Fala: origens da ideologia do trabalhismo no Brasil. São Paulo: Boitempo Editorial, 1999.
PERROT, Michelle. “O primeiro Primeiro de Maio na França (1890): nascimento de um rito operário”. In: Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, pp. 127-164.
RABAÇA, Carlos Alberto. Dicionário de comunicação. São Paulo: Ática. 1987.
SCHEMES, Cláudia. Festas cívicas e esportivas no populismo: um estudo comparativo dos governos Vargas (1937-1945) e Perón (1946-1955).
Dissertação de Mestrado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH. Universidade de São Paulo. São Paulo, 1995.
SILVA, Gastão Pereira da. Getúlio Vargas e a psicanálise das multidões. Rio de Janeiro: Zélio Valverde, s.d.
SOUZA, José Inácio de Melo. “A propaganda política do Estado e seus temas” In: Ação e imaginário de uma ditadura: Controle, coerção e propaganda política nos meios de comunicação no Estado Novo. Dissertação de Mestrado. Escola de Comunicação e Artes (ECA).
Universidade de São Paulo. São Paulo, 1990.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2011 História Social
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.