A história escrita: teoria e história da historiografia, Jurandir, MALERBA. São Paulo: Contexto. 2006. Reflexões sobre o conhecimento e a escrita da história.

Autores

  • Paulo Pinheiro Machado Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n12.203

Resumo

Do texto viemos, ao texto iremos. Sem querer simplificar o atual debate acerca das diferentes abordagens teóricas sobre a história – seja a história do acontecido ou a escrita sobre o acontecido – é difícil encontrar, em língua portuguesa, um balanço equilibrado e atualizado sobre este debate. A publicação de A história escrita, obra de um diversificado grupo de historiadores coordenada por Jurandir Malerba, chega para preencher este espaço importante para o debate e a reflexão historiográfica, sendo útil a profissionais, pesquisadores e estudantes.

Biografia do Autor

Paulo Pinheiro Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutorado da Universidade Federal Fluminense e da Universitat Autonoma de Barcelona. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

02-06-2023

Como Citar

Pinheiro Machado, P. (2023). A história escrita: teoria e história da historiografia, Jurandir, MALERBA. São Paulo: Contexto. 2006. Reflexões sobre o conhecimento e a escrita da história. História Social, (12), 189–191. https://doi.org/10.53000/hs.n12.203