Paraíso e inferno na terra

ecos da ii guerra mundial na Pintura religiosa brasileira, 1940-1950

Autores

  • Anna Paola Pacheco Baptista Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v6i7.484

Palavras-chave:

II Guerra mundial, Arte religiosa, Catolicismo, Fulvio Pennacchi (1905-1992), Emeric Marcier (1916-1990)

Resumo

A re-emergência da dimensão religiosa da arte, verificada após a Segunda Guerra Mundial, deixa claro que uma mudança radical havia se operado na relação dos homens com conceitos centrais da doutrina católica. O artigo pretende acompanhar as novas interpretações aos valores espirituais tradicionalmente compartilhados pelo catolicismo ocidental oferecidas pelas obras de arte sacra na primeira metade do século XX. Denunciando os perigos da desumanização da sociedade, os artistas entrelaçavam os dramas coletivos e pessoais advindos do trauma da guerra com episódios escolhidos da história sagrada.

Biografia do Autor

Anna Paola Pacheco Baptista, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(2002)

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Publicado

23-12-2010

Como Citar

Baptista, A. P. P. (2010). Paraíso e inferno na terra: ecos da ii guerra mundial na Pintura religiosa brasileira, 1940-1950. História Social, 6(7), 49–65. https://doi.org/10.53000/hs.v6i7.484