Paraíso e inferno na terra

ecos da ii guerra mundial na Pintura religiosa brasileira, 1940-1950

Autores

  • Anna Paola Pacheco Baptista Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n7.484

Palavras-chave:

II guerra mundial, Pintura religiosa brasileira

Resumo

Toma-se aqui como foco central para a investigação de certas maneiras pelas quais a Segunda Guerra Mundial marcou sua presença nas imagens religiosas, a obra de dois artistas europeus emigrados para o Brasil na primeira metade do século XX: Fulvio Pennacchi e Emeric Marcier. Antes, porém, vale examinar as possibilidades da arte religiosa no mundo durante e após a Segunda Guerra, estabelecendo algumas relações entre a arte e a doutrina católica na modernidade e seus reflexos na iconografia cristã.

Biografia do Autor

Anna Paola Pacheco Baptista, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(2002)

Referências

ADORNO, Theodor W. 1986. “Educação após Auschwitz”, inGrandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática.

ARENDT, Hannah. 1988. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva.

BARDI, Pietro Maria. 1980. Pennacchi. São Paulo: Raízes.

DIXON JR., John W. 1957, “The sensibility of the Church and the aensibility of the artist”, in EVERSOLE, Finley (ed), Christian faith and the contemporary arts. New York: Abingdon.

GALEAZZI, Umberto. 1988. “Theodor Adorno (1903-1969). Por uma libertação da prisão da imanência”, in PENZO, Giorgio e GIBELLINI, Rosino, Deus na filosofia do Século XX. São Paulo: Loyola.

JEAN, Yvonne. 1951, “Duas igrejas modernas paulistas”, Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 5 agosto.

MARCIER, Emeric. Deportado para a vida. Manuscrito, s.d.

MARITAIN, Jacques. 1943. “A crise da civilização”, in A Ordem. Rio de Janeiro: Centro Dom Vital, jan-jun., vol. 23(29).

MARITAIN, Jacques. 1942. Humanismo integral. Uma visão nova da ordem cristã. São Paulo: Cia. Editora Nacional.

MASP. 1973. “Pennacchi: Quarenta anos de pintura. Retrospectiva”

MINDLIN, Henrique E. 1956. Modern architecture in Brazil. New York: Reinhold.

PIO XII. 1948. Mediator Dei. Carta Encíclica sobre a Sagrada Litur-gia, in A Ordem. Rio de Janeiro: Centro Dom Vital, jan-jun., vol. 28(39).

WIND, Edgar. 1997. A eloqüência dos símbolos. São Paulo: Edusp.

ZANINI, Walter. 199. 1A arte no Brasil nas décadas de 1930-40. O Grupo Santa Helena. São Paulo: Nobel; Edusp.

Downloads

Publicado

18-05-2023

Como Citar

Baptista, A. P. P. (2023). Paraíso e inferno na terra: ecos da ii guerra mundial na Pintura religiosa brasileira, 1940-1950. História Social, (7), 49–65. https://doi.org/10.53000/hs.n7.484

Edição

Seção

Dossiê