Testemunhas de Jeová no Brasil em paradoxos políticos:
a religião é laço e extorsão?
DOI:
https://doi.org/10.53000/hs.v20i00.5285Palavras-chave:
Testemunhas de Jeová, Igreja Católia, Poder, Cultura, Política, ReligiãoResumo
Este artigo explora os paradoxos políticos envolvendo as Testemunhas de Jeová no Brasil, destacando sua postura crítica em relação às religiões tradicionais e a tensão com o Estado. A crítica à religião institucionalizada, evidenciada pelo lema "A Religião é Laço e Extorsão", refletia a tentativa de se posicionar como a única verdadeira forma de adoração, diferenciando-se das demais. Essa postura gerou conflitos com a Igreja Católica e o Estado, culminando em prisões durante uma marcha em 1939. A análise revela a complexa relação entre a rejeição das Testemunhas de Jeová à política e sua prática, questionando a definição de religião e explorando como o grupo se posiciona em um contexto de diversidade religiosa.
Referências
AGNOLIN, Adone. História das religiões: perspectiva histórico-comparativa. São Paulo: Paulinas, 2019.
ARENDT, Hannah. O que é política? Ursula Ludz (org.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
BARRA, Suely Ribeiro. O processo de transformação da identidade a partir da conversão a uma nova denominação religiosa: um estudo dos novos conversos ao grupo religioso das Testemunhas de Jeová em Juiz de Fora' 31/07/2008 221 f. Mestrado em CIÊNCIA DA RELIGIÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, Juiz de Fora Biblioteca Depositária: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião/UFJF.
BENATTE, Antonio Paulo. A história cultural das religiões: contribuição a um debate historiográfico. Missão e pregação: a comunicação religiosa entre a história da igreja e a história da religião. São Paulo: Fap-Unifesp, 2014.
CASTRO, Eduardo Goes de. A torre sob vigia: as Testemunhas de Jeová em São Paulo (1930-1954). 2007. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo (USP).
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.
DIAS, CLEBERSON. “Quão atemorizante é este lugar! Não é senão a casa de deus e este é o portão dos céus”: prolegômenos à hermenêutica do discurso religioso e do comportamento das testemunhas de Jeová na associação torre de vigia de bíblias e tratados' 18/05/2016 131 f. Mestrado em CIÊNCIA DA RELIGIÃO Instituição de Ensino: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, São Paulo Biblioteca Depositária: PUCSP.
GASBARRO, Nicola. Missões: A civilização cristã em ação. In: MONTEIRO, Paula. Deus na aldeia: missionários, índios e mediação cultural. São Paulo: Ed. Globo, 2006.
SILVA, Eliane Moura da. Religião: da fenomenologia à História. In. SILVA, Eliane Moura da; BELLOTTI, Karina Kosicki; CAMPOS, Leonildo Silveira (Org.). Religião e Sociedade na América Latina. São Bernardo do Campo: Editora Umesp, 2010.
CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural, tradução de Enid Abreu Dobransky, 7ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MASSENZIO, Marcello A história das religiões na cultura moderna. São Paulo: Hedra, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 História Social

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
