A contemporaneidade das ações afirmativas raciais para o acesso ao ensino superior no Brasil:

tensionar a realidade e construir uma outra possibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v20i00.5359

Palavras-chave:

Ação afirmativa , Políticas públicas, Universidade

Resumo

As políticas de ação afirmativa tiveram uma crescente relevância sobre a democratização do ensino superior público brasileiro. Neste artigo, por meio de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma revisão de literatura, tendo como horizonte as implicações que as ações afirmativas possuem no debate político contemporâneo e, por consequência, nas políticas públicas, destacando o critério étnico-racial para o acesso à graduação. Tal exercício reconhece as ações afirmativas como instrumento político necessário, sobretudo pelo impacto atual na transformação da realidade de populações minorizadas, além de evidenciar o caráter resiliente da política, tanto em sua implementação em 2012, como em sua avaliação em 2022 e 2023. 

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Camargo Eufrásio, Universidade de Brasília

Doutorado em andamento em Geografia na Universidade de Brasília. Especialista em Educação e Direitos Humanos pela Universidade de Brasília. 

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Publicado

15-12-2025

Como Citar

Eufrásio, G. H. C. (2025). A contemporaneidade das ações afirmativas raciais para o acesso ao ensino superior no Brasil:: tensionar a realidade e construir uma outra possibilidade. História Social, 20(00), e025006. https://doi.org/10.53000/hs.v20i00.5359

Edição

Seção

Dossiê - Políticas afirmativas e a construção do conhecimento histórico