Um novo olhar para Independência do Brasil
análise do livro “Independência do Brasil: as mulheres que estavam lá”
DOI:
https://doi.org/10.53000/hs.v20i00.5380Palavras-chave:
Independência do Brasil, História das mulheresResumo
A presente resenha analisa o livro Independência do Brasil: As mulheres que estavam lá (2022), organizado por Heloisa Starling e Antonia Pellegrino, que apresenta uma perspectiva revisionista sobre o processo de Independência do Brasil. A obra destaca a participação ativa de sete mulheres que estavam presente no processo de Independência, frequentemente silenciadas ou apagadas na historiografia tradicional, como Hipólita Jacinta, Bárbara de Alencar, Maria Leopoldina e Maria Felipa. O texto enfatiza como essas figuras femininas contribuíram para momentos importantes em torno de processos em busca da Independência, revelando as contradições e conflitos sociais do período. A resenha ressalta a relevância do livro ao propor uma releitura inclusiva da história, iluminando o protagonismo feminino em um contexto marcado por desigualdades estruturais e pela escassez de fontes sobre essas mulheres.
Referências
ACIOLI, Socorro. Ana Lins, dama do açúcar e combatente republicana. In: STARLING, Heloisa Maria Murgel; PELLEGRINO, Antonia (orgs.). Independência do Brasil: as mulheres que estavam lá. Rio de Janeiro. Bazar do Tempo, 2022, p. 181.
CHAVES, José Inaldo. (org.). Várias Faces da Independência do Brasil. São Paulo: Contexto, 2022. 208 p.
JANCSÓ, István (org.). Independência: história e historiografia. São Paulo: Hucitec; FAPESP, 2005. 934 p.
JANCSÓ, István; PIMENTA, João Paulo Garrido. Peças de um mosaico: ou aponta mentos para o estudo da emergência da identidade nacional brasileira. In: MOTA, Carlos Guilherme (org.). Viagem incompleta: formação: histórias: a experiência brasileira. São Paulo: Senac, 2000. p. 127-175.
LIMA, João Manuel de Oliveira. O movimento da Independência (1821-1822). São Paulo: Melhoramentos, 1922. 376 p.
RÊGO, André Heráclio do (org.). O movimento da Independência: homens e mulheres na conquista da autonomia nacional. Curitiba: Appris, 2023. 218 p.
SILVA, Ana Rosa Cloclet da; CID, Gabriel. As independências no Brasil e na América Hispânica: história, memória e historiografia 200 anos depois. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 42, n. 91, p. 17-51, set./dez. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/YzqjLX47LznBjp7FLp45RVw/?lang=pt. Acesso em: 14 jul. 2025.
STARLING, Heloisa Maria Murgel; PELLEGRINO, Antonia (orgs.). Independência do Brasil: as mulheres que estavam lá. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022. 223 p.
STARLING, Virgínia Siqueira. A coroa que lhe cabe: Leopoldina e a aventura de fazer um Brasil. In: STARLING, Heloisa Maria Murgel; PELLEGRINO, Antonia (orgs.). Independência do Brasil: as mulheres que estavam lá. Rio de Janeiro. Bazar do Tempo, 2022, p. 170.
VARNHAGEN, Francisco Adolfo de. História da Independência do Brasil. Edição fac-similar. Brasília: FUNAG, 2019. 634 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 História Social

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
