Acervos negros e a dimensão epistemológica das ações afirmativas na universidade:

o caso do Arquivo Edgard Leuenroth - Unicamp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v20i00.5453

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Arquivos, Epistemologia

Resumo

O artigo analisa o impacto epistemológico da incorporação de 17 acervos ligados ao movimento negro e ao Hip Hop ao Arquivo Edgard Leuenroth (UNICAMP), realizada entre 2020 e 2025 no âmbito do projeto Afro Memória. Com base em estudo de caso institucional e análise documental, argumenta-se que a preservação e a difusão desses conjuntos reconfiguram o lugar da experiência negra na universidade ao reposicionar fundos e coleções como referência primária para pesquisa, ensino e extensão. O texto discute ainda efeitos concretos sobre agendas de pesquisa (história das cotas e da igualdade racial, feminismo negro, políticas públicas, Hip Hop) e sobre infraestruturas do conhecimento — incluindo lacunas bibliográficas evidenciadas e a criação de novos descritores no sistema de bibliotecas.

Biografia do Autor

Aldair Carlos Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em História Social pela USP. Professor livre-docente do departamento de História da UNICAMP, foi diretor (2020-2022) e diretor associado (2017-2020) do Arquivo Edgard Leuenroth.

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Publicado

15-12-2025

Como Citar

Rodrigues, A. C. (2025). Acervos negros e a dimensão epistemológica das ações afirmativas na universidade:: o caso do Arquivo Edgard Leuenroth - Unicamp. História Social, 20(00), e025007. https://doi.org/10.53000/hs.v20i00.5453

Edição

Seção

Dossiê - Políticas afirmativas e a construção do conhecimento histórico