A coleção Perfis Brasileiros

um estudo da biografia no mercado editorial brasileiro

Authors

  • Diogo da Silva Roiz

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v15i21.914

Keywords:

Biografia, História, Mercado editorial brasileiro

Abstract

O objetivo deste texto é estudar de que maneira está sendo trabalhada a biografia no mercado editorial brasileiro, tendo por base a coleção Perfis Brasileiros, publicada pela Editora Companhia das Letras, a partir de 2006, e que conta atualmente com 11 títulos. Procura-se analisar de que maneira os autores dos textos procuraram apreender as discussões sobre história e biografia, por meio do estudo das biografias de D. Pedro II, escrita por José Murilo de Carvalho, e de Getúlio Vargas, escrita por Boris Fausto.

Author Biography

Diogo da Silva Roiz

Pós-doutorado da Universidade Federal da Grande Dourados. Professor Associado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

References

ALONSO, A. Joaquim Nabuco: os salões e as ruas. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CARVALHO, J. M. D. Pedro II: ser ou não ser. 3ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

COSTA E SILVA, A. Castro Alves: um poeta sempre jovem. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

DIACON, T. A. Rondon: o marechal da floresta. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

DORATIOTO, F. General Osório: a espada liberal do Império. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

FAUSTO, B. Getúlio Vargas: o poder e o sorriso. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

LUSTOSA, I. D. Pedro I: um herói sem nenhum caráter. 1ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

MELLO, E. C. Nassau: governador do Brasil holandês. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

MELLO E SOUZA, L. Cláudio Manuel da Costa: o letrado dividido. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SANTOS, J. F. Leila Diniz: uma revolução na praia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

VAINFAS, R. Antônio Vieira: jesuíta do rei. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Published

2013-01-11

How to Cite

Silva Roiz, D. da. (2013). A coleção Perfis Brasileiros: um estudo da biografia no mercado editorial brasileiro. História Social, 15(21), 121–150. https://doi.org/10.53000/hs.v15i21.914