Jacaré é bravo, mas não é de aço

experiências operárias em Volta Redonda e na Zona Norte do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Cristiane Muniz Thiago Universidade Estadual de Campinas
  • Sérgio Martins Pereira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n14/15.141

Palabras clave:

Trabalhadores, Sindicalismo, Rio de Janeiro

Resumen

Este trabalho tem como foco a história de trabalhadores e militantes de duas importantes áreas industriais do Rio de Janeiro: o Jacaré, bairro operário da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, e Volta Redonda, cidade operária e sede da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Durante a década de 1990, mudanças econômicas e políticas traduziam-se também em disputas sindicais, falências e privatizações que marcariam a experiência daqueles que vivenciaram tal conturbado período nestes espaços operários.

Biografía del autor/a

Cristiane Muniz Thiago, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus Sosígenes Costa - Porto Seguro.

Sérgio Martins Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão.

Citas

AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de M. (org.). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2001.

ARBIX, Glauco. Uma aposta no futuro: a experiência da Câmara Setorial Automobilística. São Paulo: Scritta, 1996.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização e conseqüências humanas. Cap. 2. Guerras espaciais: informe de carreira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BOURDIEU, Pierre. “O espaço dos pontos de vista”. In: BOURDIEU, Pierre (Coord.). A miséria do Mundo. Petrópolis: Vozes, 1977, 3ª ed.

CARDOSO, Adalberto. Trabalhar, verbo transitivo. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

COSTA, Célia M. L., PANDOLFI, Dulce C. e SERBIN, Kenneth (org.). O Bispo de Volta Redonda: memórias de Dom Waldyr Calheiros. Rio de Janeiro: FGV, 2001.

DIEESE – Departamento Inter-sindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Política Industrial no Brasil: o que é a nova política industrial – Nota Técnica, Número 11 – Dezembro, 2005.

FONTES, Paulo. Comunidade Operária, migração nordestina e lutas sociais: São Miguel Paulista (1945-1966). Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2002.

HALBWACHS, Maurice. Memória Coletiva. São Paulo: Edições Vértice, Editora Revista dos Tribunais Ltda, 1990.

HOBSBAWM, Eric. Mundos do trabalho: novos estudos sobre a história operária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LASK, Tomke Christiane. Ordem e progresso: a estrutura de poder na “cidade operária” da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda (1941 – 1964). Dissertação de mestrado. PPGAS/UFRJ, 1991.

LEITE, Márcia de P. Trabalho e sociedade em Transformação. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2003.

MOREL, Regina Lúcia M. A ferro e fogo. Construção e crise da “família siderúrgica”: o caso de Volta Redonda (1941-1968). Tese de doutorado. Departamento de Sociologia da FFLCH/USP. São Paulo, 1989.

PADILHA, Marcos L. A Indústria de embalagens. In: Panorama Setorial. São Paulo: Gazeta Mercantil, 1998. v.I; v.II; v.III; v.IVe v.V.

PEREIRA, Sérgio Martins. Sindicalismo e privatização: o caso da Companhia Siderúrgica Nacional. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia – UFRJ, 2007.

RAMALHO, José Ricardo; SANTANA, Marco Aurélio.“Tradição sindical e as mudanças econômicas dos anos 1990: o caso dos metalúrgicos do Rio de Janeiro”. In: RAMALHO José Ricardo; SANTANA, Marco Aurélio. (org.). Trabalho e tradição sindical no Rio de Janeiro: a trajetória dos metalúrgicos. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

SANTOS, Boaventura de S. “Notas sobre a história jurídico-social de Pasárgada”. In: Cláudio Souto & Joaquim Falcão (org.). Sociologia e Direito. São Paulo: Editora Pioneira, 1980.

SAVAGE, Mike. “Classe e História do trabalho”. In: BATALHA, Cláudio H. M.; SILVA, Fernando Teixeira da; e FORTES, Alexandre (org). Culturas de classe. Campinas: Editora UNICAMP, 2004.

SENGE – Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda. O Peso da Realidade, 1997.

THIAGO, Cristiane M. Rio de Janeiro Operário: Memória dos Trabalhadores do bairro do Jacaré. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Memória Social – UNIRIO, 2007.

Publicado

2023-05-26

Cómo citar

Thiago, C. M., & Pereira, S. M. (2023). Jacaré é bravo, mas não é de aço: experiências operárias em Volta Redonda e na Zona Norte do Rio de Janeiro. História Social, (14/15), 325–343. https://doi.org/10.53000/hs.n14/15.141

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.