Protagonismo negro e as novas abordagens da historiografia do pós-abolição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n26.4348

Palavras-chave:

Protagonismo negro, Historiografia do pós-abolição

Resumo

A publicação do livro Protagonismo negro em São Paulo: História e Historiografia em outubro de 2019, sinaliza para os resultados fecundos de um campo de pesquisa que tem se consolidado na historiografia brasileira, qual seja, o pós-abolição. Todavia, a elaboração dessa obra evidencia muito mais do que isso se pensarmos que o desenvolvimento de um determinado ramo da historiografia não ocorre de forma estanque ao desenvolvimento da consciência coletiva. É fato assente que não apenas a historiografia, mas outras áreas das ciências humanas têm se debruçado no estudo de temas relacionados às questões raciais. Em certa medida, isso é resultado do entrelaçamento de vários processos, como as demandas pautadas pelos movimentos sociais, os debates que emergem nos campos acadêmico, político, educacional, nas redes sociais, e até mesmo os eventos e as influências do cenário internacional são componentes dessa atmosfera reflexiva.

Biografia do Autor

Fernando de Oliveira dos Santos, Universidade Estadual Paulista

Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista.

Referências

ALMEIDA, Silvio de Almeida. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020.

DOMINGUES, Petrônio. Uma história não contada: negro, racismo e branqueamento em São Paulo no pós-abolição. São Paulo: Editora Senac, 2004.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, 1965. v. 1.

GOMES, Flávio dos Santos; DOMINGUES, Petrônio José. Experiências da emancipação: biografias, instituições e movimentos sociais no pós-abolição (1890-1980). São Paulo: Selo Negro, 2011.

GOMES, Laurentino. Escravidão: Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares. V1, 1. Ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

Downloads

Publicado

30-08-2023

Como Citar

Santos, F. de O. dos. (2023). Protagonismo negro e as novas abordagens da historiografia do pós-abolição. História Social, (26), 372–384. https://doi.org/10.53000/hs.n26.4348